O ano de 2014 é um ano de grandes eventos no Brasil. Se o primeiro semestre foi marcado pela expectativa e realização da Copa do Mundo, o segundo semestre terá a realização das eleições gerais, que definirão os rumos do país e do estado pelos próximos quatro anos. O presidente da República, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais e 1.035 deputados estaduais serão os ocupantes dos cargos que o eleitorado brasileiro estará escolhendo no próximo dia 5 de outubro e, em caso de segundo turno para a presidência da República e governos estaduais, no dia 26 de outubro. Até início de maio deste ano, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, já eram 141.824.607 os eleitores brasileiros, contra 135.804.433 em 2010, um aumento, portanto, de 4,4% no número do eleitorado nos últimos quatro anos.
Onze candidatos concorrem à presidência da República em 2014:
-
Aécio Neves (PSDB)
-
Dilma Rousseff (PT)
-
Eduardo Jorge (PV)
-
Eymael (PSDC)
-
Levy Fidelix (PRTB)
-
Luciana Genro (PSol)
-
Marina Silva (PSB)
-
Mauro Iasi (PCB)
-
Pastor Everaldo (PSC)
-
Rui Costa Pimenta (PCO)
-
Zé Maria (PSTU)
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, cerca de 8,3 milhões de eleitores estarão elegendo, além do presidente da República, o governador do Estado, 1 senador (das três representações gaúchas no Senado), 31 deputados federais e 55 estaduais.
Com oito candidaturas, estarão concorrendo ao cargo de governador gaúcho:
-
Ana Amélia Lemos (PP), pela coligação Esperança que une o Rio Grande, juntamente com o PSDB, PRB e SDD
-
Estivalete (PRTB)
-
Humberto Carvalho (PCB)
-
João Carlos Rodrigues (PMN)
-
José Ivo Sartori (PMDB), pela coligação O Novo Caminho Para o Rio Grande, com o PSB, PSD, PSDC, PPS, PSL, PHS e PTdoB.
-
Roberto Robaina (PSol), pela coligação Frente de Esquerda, com o PSTU.
-
Tarso Genro (PT - que tenta a reeleição), pela coligação Unidade Popular pelo Rio Grande, com o PTB, PCdoB, PROS, PTC, PPL e PR.
-
Vieira da Cunha (PDT), pela coligação O Rio Grande Merece Mais, com o DEM, PSC, PV e PEN.
São candidatos a uma cadeira gaúcha no Senado:
-
Ciro Machado (PMN)
-
Júlio Flores (PSTU)
-
Lasier Martins (PDT)
-
Olívio Dutra (PT)
-
Pedro Simon (PMDB)
-
Rubens Goldenberg (PRP)
-
Simone Leite (PP)
As outras duas cadeiras de senadores pertencem à Ana Amélia Lemos (PP) e Paulo Paim (PT).
O número de candidatos à Câmara Federal pelo RS é de 328*, que deverão concorrer às 31 vagas que o Estado tem direito, das 513 existentes. Atualmente, em razão dos índices das eleições de 2010, a proporcionalidade das cadeiras gaúchas na Câmara é de 8 representantes do PT, 6 do PP, 4 do PMDB, 3 do PDT, 3 do PSB, 2 do PTB, 2 do PCdoB, uma do DEM, uma do PSDB e uma do PSD. Em todo o país, são cerca de sete mil candidatos a deputado federal.
Para deputado estadual no Rio Grande do Sul, 722* candidatos concorrem às 55 cadeiras do Parlamento gaúcho. A composição da Assembleia Legislativa do RS, é, atualmente, de 14 deputados do PT, 8 do PMDB, 7 do PDT, 7 do PP, 6 do PSDB, 5 do PTB, 3 do PSB, 1 do PSDB, 1 do PCdoB, 1 do DEM, 1 do PRB e 1 do SDD.
Como e onde votar
No RS, o quinto maior colégio eleitoral do país, os votos serão registrados em 27.183 seções espalhadas por 173 zonas eleitorais. O site do TSE disponibiliza um link para consulta ao local de votação pelo nome do eleitor, no link http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome
O TRE também deverá disponibilizar, nos próximos dias, o serviço do Disque-Eleitor. Em Porto Alegre o número deverá ser o 148. No Interior do estado, deverá ser o número de cada cartório eleitoral.
Justificativa de voto
Quem não votar por estar fora de seu domicílio eleitoral, poderá justificar sua ausência em qualquer seção eleitoral. Aqueles que não estiverem em cidades de suas zonas eleitorais no dia das eleições deverão dirigir-se à seção eleitoral mais próxima para justificar, ou procurar por um cartório eleitoral, em até 60 dias. A lista com os endereços onde é possível justificar o voto em Porto Alegre e em todo o Estado está no site do TRE, no link http://www.tre-rs.jus.br/index.php?nodo=16328
Voto em trânsito
No Rio Grande do Sul, as cidades de Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul e Canoas foram os polos disponibilizados aos eleitores que se inscreveram para voto em trânsito para o cargo de presidente da República. Os endereços estão no site do TRE, no link http://www.tre-rs.jus.br/index.php?nodo=16333
Voto no exterior
Conforme o TSE, o número de eleitores regularmente inscritos no exterior aptos a votar nas eleições de 2014 é 68,2% superior ao registrado nas eleições de 2010. Este ano, poderão votar 337.168 eleitores, enquanto nos eleições de 2010 votaram 200.392 brasileiros residentes no exterior. Há brasileiros domiciliados nos cinco continentes, mas os países com maior número de votantes são os Estados Unidos (108.624) e Japão (30.671). Entre os municípios estrangeiros, os que apresentam os maiores números de eleitores cadastrados para a eleições deste ano são Nova York (20.994) e Miami (20.336).
Os residentes no exterior somente poderão votar para presidente da República, nas zonas eleitorais localizadas nas embaixadas brasileiras, nos consulados brasileiros ou em locais em que existam serviços do governo brasileiro. Os eleitores que estiverem em viagem de turismo ou negócio fora do Brasil terão 30 dias, a contar da data de retorno, para justificar o voto na Justiça Eleitoral, de posse do passaporte e do bilhete de viagem.
* Números na data da publicação