Sérgio Bergonsi Turra foi eleito pelo Partido Progressista (PP) para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. O advogado é natural de Marau e tem 42 anos (25/11/1971). Conquistou um total de 36.518 votos distribuídos em 411 municípios, obtendo a maior votação em sua cidade natal, com 5.079 votos. Também teve votação expressiva em Porto Alegre (1.515) e Passo Fundo (1.512).
Este é seu primeiro cargo eletivo, mas a familiaridade com a política vem de berço: é filho do ex-ministro da Agricultura Francisco Turra. “Tenho muito orgulho de ser filho de um homem que dedicou 30 anos à vida pública. Esse exemplo de política, essa educação política eu tive dentro de casa. Por isso, tenho convicção que é na política onde a gente pode fazer algo para o bem comum”, explica.
O novo parlamentar é graduado pela PUC-RS, com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Foi integrante do Instituto de Estudos Jurídicos da Atividade Rural (IEJUR) e da Comissão de Legislação e Direito Desportivo da OAB/RS. Atualmente, integra a Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB/RS.
A questão do agronegócio será sua principal bandeira no Parlamento gaúcho e, para isso, pretende integrar a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. O empreendedorismo e o municipalismo também serão temas a serem defendidos por Turra. “Não acredito em vida sem força para os municípios, que é onde a gente vive”, explica.
“Essas serão as principais bandeiras, mas, sem dúvida alguma, que um parlamentar tem que estar atento àquelas demandas que dizem respeito à sociedade, como segurança, educação e saúde, que é o grande dever e a grande obrigação do Estado”, complementa.
É casado com Maria Manoelle, com quem tem dois filhos: João Pedro e Francisco.