O médico Ciro Carlos Emerim Simoni está na atividade política desde 1979, quando da fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Natural de Porto Alegre, tem 63 anos (12/05/51). Eleito para seu sexto mandato parlamentar, obteve 55.622 votos em 385 municípios gaúchos. Suas maiores votações vieram de Osório (6.989 votos), Rolante (2.998 votos), Porto Alegre (2.655 votos) e Capão da Canoa (1.922 votos). Foi eleito pela coligação Unidade Democrata Trabalhista (PDT/DEM).
Foi vice-prefeito de Osório em 1985 e prefeito em 1988. Em 2010, elegeu-se para o quinto mandato como deputado estadual. Assumiu o cargo em janeiro de 2011, mas em seguida licenciou-se para assumir a Secretaria Estadual da Saúde. Em dezembro de 2013, reassumiu o mandato na Assembleia.
Ciro afirma que, como médico, sua pauta na Assembleia Legislativa sempre teve como prioridade a questão da saúde, mas mantém uma visão ampla. "Embora trabalhe muito com temas relacionados à saúde, tenho um comportamento voltado para uma discussão global das questões que afetam a sociedade gaúcha. Sempre busquei um aprofundamento da questão orçamentária e tenho participado permanentemente das discussões mais importantes que se realizam no Parlamento", enfatiza.
Com atuação política no Litoral Norte, Ciro relata que a região possui hoje quatro bons hospitais que atendem de forma descentralizada, como considera ser ideal, com atendimentos especializados. O ex-secretário de Saúde pretende ser um fiscal pela manutenção da qualidade dos serviços prestados. "Nós vamos fiscalizar para que a atenção e ampliação dos serviços de saúde tenham continuidade, como estava previsto tanto nos planos de governo de Tarso Genro quanto nos do governador eleito José Ivo Sartori", reafirmou o parlamentar.