A partir de 2015, o deputado Frederico Cantori Antunes dá início ao seu quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Eleito pelo Partido Progressista (PP), obteve 48.577 votos, sendo a maioria na Fronteira Oeste. Apenas em Uruguaiana, sua cidade natal, conquistou 14.647 votos. Santana do Livramento (2.239), Alegrete (2.121) e Encruzilhada do Sul (2.043) foram outras localidades onde conseguiu votação expressiva.
Ele pretende dar continuidade às discussões de assuntos como o regramento dos créditos dos precatórios, a Lei dos Free Shops e o aumento do controle do abigeato. “Uma de minhas lutas é para a necessidade de ver a prática da regulamentação da implantação de Free Shops nas cidades gêmeas de Fronteira, revertendo ou minimizando um quadro de dificuldades sociais e econômicas das regiões mais longínquas do nosso território”, destaca.
Sobre os precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs), Frederico espera que o governo do Estado possa ouvir o Parlamento para buscar outras fontes que venham a somar com aquilo que já está na lei de recursos destinados a esse tipo de pagamento. “Contemplações, conciliações e novas fontes para pagamento de precatórios são desafios que nós temos para conseguirmos agilizar no Estado”, explica.
O parlamentar também defende a inclusão de fisioterapia e nutrição nos serviços oferecidos pelo IPE e as parcerias público-privadas para a melhoria das rodovias dos acesso asfálticos, das pontes, portos e aeroportos.
Agrônomo, formado pela PUC de Uruguaiana/RS, ele iniciou sua carreira política em 1992, quando foi eleito vereador em Uruguaiana. Em 1998, foi eleito para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa, órgão que presidiu em 2007. Também foi secretário estadual de Obras Públicas e Saneamento durante o governo Germano Rigotto. Tem 46 anos (25/10/1968).
Na 53ª Legislatura, foi o proponente do projeto (posteriormente protocolado pela Mesa Diretora) que deu origem à lei que acaba com o chamado Imposto de Fronteira. Também presidiu a Comissão Especial dos Precatórios Judiciais do RS, em 2011; coordenou a Comissão de Representação Externa para analisar a situação dos setor energético do RS, em 2013; e foi vice-presidente da Comissão Especial para tratar da Infraestrutura na Faixa de Fronteira, em 2014. Atualmente, é líder da bancada progressista.
* Com informações da assessoria do parlamentar