Eleito para o quarto mandato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 24.946 votos, obtidos em 486 municípios gaúchos. Suas maiores votações vieram de sua cidade natal, Tapejara (5.260 votos), seguida por Porto Alegre (1.585 votos) e Erechim (1.564 votos).
A primeira eleição foi em 2006, reeleito em 2010 e 2014, quando presidiu a Assembleia Legislativa. Foi prefeito de Tapejara por dois mandatos, vereador e presidente da Famurs na gestão 2003/2004.
Defende o municipalismo e a viabilização asfáltica para todos os municípios, assim como a educação pública de qualidade, melhoria de condições na agricultura, saúde, geração de emprego e renda nas pequenas comunidades, a universalização do acesso asfáltico a todos os municípios, e adoção de pedágios comunitários nas rodovias gaúchas. Foi membro da CPI dos Pedágios e relatou a CPI do Adubo.
Em 2013, foi primeiro-secretário da Mesa Diretora e relator da Subcomissão para Análise dos Contratos das Obras de Ligação Asfáltica, no âmbito da Comissão de Segurança e Serviços Públicos. Em 2011, presidiu a Comissão Especial sobre os Municípios sem Acesso Asfáltico. Em 2015 teve o mandato cassado pelo TRE, sob acusação de abuso de poder político. A decisão foi revertida pelo pleno do TSE em 2017.
"Regressar ao Parlamento é a continuidade de uma trajetória política voltada para a construção de avanços na qualidade de vida da população gaúcha", enfatiza Sossella, cuja atuação nos mandatos anteriores sempre foi pautada na presença junto às comunidades e no encaminhamento direto das demandas populares. "É trabalho intenso para alcançar melhorias nos municípios", enfatiza, retomando a preocupação com as obras de infraestrutura no estado e a conclusão dos acessos asfálticos que ainda faltam em pelo menos 40 municípios. "Trata-se de viabilizar o desenvolvimento para locais que ainda hoje são precários e de difícil acesso", argumenta, referindo-se em especial ao transporte de mercadorias, de escolares e de pessoas em busca de saúde, "o verdadeiro equilíbrio rodoviário do RS depende da conclusão desses trechos".
Gilmar Sossella, 61 anos (nasceu em 13/04/1961), é agricultor, bancário e advogado formado pela Universidade de Passo Fundo.
Portal das Eleições
Veja os perfis já publicados dos deputados da 56ª Legislatura no
Portal das Eleições. Entrevistas à TV AL
Veja as entrevistas concedidas pelos deputados da 56ª Legislatura à TV AL na playlist no canal do YouTube, que será atualizada conforme forem sendo gravadas.