Gustavo Adolfo Victorino Grehs nasceu em 18/01/1956, tem 66 anos e é natural de Porto Alegre. Advogado, jornalista, comentarista de rádio e TV, músico. Esta é a sua primeira investida no mundo da política, e de saída sagrou-se o campeão de votos da 56ª Legislatura. Eleito pelo Republicanos, conquistou 112.920 votos, com expressiva votação em Porto Alegre (38.919) e Canoas (8.763).
Victorino totalizou quase a metade de sua votação (55.092) nos cinco maiores colégios eleitorais do Estado. Além de Porto Alegre e Canoas, captou votos em Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. Na Região Metropolitana consolidou sua votação, obtendo 20.933 votos nas principais cidades: Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul, Viamão, Guaíba e Campo Bom. No Vale dos Sinos consolidou outros 8.937 votos entre Novo Hamburgo e São Leopoldo.
Gustavo Victorino é comunicador desde 2004 e atua na Rede Pampa, onde participa da bancada do programa televisivo Atualidades Pampa. Comentarista polêmico, de perfil conservador, acumula premiações pelo desempenho profissional e registra atuação também na advocacia, como conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil. Tem larga experiência como radialista, atuando desde os 16 anos. Iniciou a carreira na Rádio Cinderela, de Campo Bom, com passagens por emissoras em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, na Gazeta Mercantil e Rede Manchete, além de experiência na Europa e Estados Unidos.
O comunicador confessa que se surpreendeu com a alta votação alcançada e o posto de mais votado para o Parlamento gaúcho em seu primeiro mandato. Para sua atuação na Assembleia Legislativa, antecipa que terá o cidadão como prioridade, e disposição de sobra para desempenhar o mandato de forma proativa. "A liberdade, o bem-estar do cidadão e a recuperação do nosso estado deve se sobrepor a qualquer ideologia", assegura.
Da experiência profissional ele carrega a orientação para trabalhar com temas que sejam bons para todos. A pouca experiência na política será superada pelo diálogo, projeta Victorino, consciente de que passará da condição de comentarista para a exposição pública. “Para quem é comentarista polêmico como sou, vou deixar de ser a pedra e passar a ser vidraça”. Mas está confiante que tem a maturidade necessária para assimilar críticas. “Entendo que isso faz parte de um processo democrático”.
Portal das Eleições
Veja os perfis já publicados dos deputados da 56ª Legislatura no Portal das Eleições.
Entrevista à TV AL
Veja aqui a entrevista concedida pelo deputado eleito à TV AL.