Adriana Vieira Lara conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo Partido Liberal (PL) ao obter 28.309 votos. Desta votação, mais da metade foi alcançada no município de Bagé (14.961). Outros municípios onde alcançou expressiva votação, destacam-se Dom Pedrito (943), Hulha Negra (727), Aceguá (406), Lavras do Sul (328), São Gabriel, Pelotas e Porto Alegre.
Nascida em Bagé, na região da Campanha gaúcha, em 23 de novembro de 1968, Adriana Lara possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha (2002), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2008) e curso técnico-profissionalizante Normal pela Escola Estadual de Educação Básica Professor Justino Costa Quintana (1988).
A deputada eleita foi vereadora em sua terra natal em dois mandatos (2001/2004 - 2009/2012). Em 2010 presidiu a Câmara Municipal. Sua trajetória profissional inclui o comando das secretarias municipais de Educação e do Trabalho e Assistência Social. Atuando como funcionária pública municipal, ela foi diretora da Escola Dr. João Severiano da Fonseca (EMEF) e coordenadora do EJA local. Em Porto Alegre, nas secretarias de Habitação e Indústria e Comércio. Foi responsável pela implantação de três escolas cívico-militares em Bagé, que são referências para o Brasil.
Primeira mulher a se eleger para a Assembleia Legislativa representando a região da Campanha, Adriana Lara disse, em entrevista ao Jornal Minuano de Bagé, que pretende potencializar políticas públicas para as mulheres para promover a inclusão social e desenvolver educação de qualidade.
Portal das Eleições
Veja os perfis já publicados dos deputados da 56ª Legislatura no
Portal das Eleições. Entrevistas à TV AL
Veja as entrevistas concedidas pelos deputados da 56ª Legislatura à TV AL na playlist no canal do YouTube, que será atualizada conforme forem sendo gravadas.