Adolfo Brito foi reeleito para o 8º mandato consecutivo na Assembleia Legislativa pelo Partido Progressista (PP) recebendo 28.115 votos. Suas maiores votações foram na Região do Vale do Rio Pardo e Central, com destaque para Arroio do Tigre (2.523), Sobradinho (2.496), Candelária (2.246), Agudo 1.549) e Segredo (1.501).
Natural de Sobradinho (RS) nascido em 30 de maio de 1950, Brito iniciou a carreira política em sua cidade natal, ao se eleger vereador em 1982, e, em 1989, prefeito, permanecendo à frente da administração municipal durante seis anos. Conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa pela primeira vez em 1994, sendo reeleito deputado estadual em todos os pleitos seguintes até a atualidade.
Entre as atividades no Parlamento gaúcho, Brito trabalhou para que o orçamento do Estado destinasse 10% para a área da saúde. Foi, ainda, autor da Proposta de Emenda Constitucional 227/2013, conhecida como PEC das Apaes, que garante recursos para mantenedoras de escolas de educação especial. Também se dedicou a garantir sustentabilidade ao meio rural, apoiando mecanismos de financiamento para as cadeias produtivas agrícolas.
O parlamentar também tem mantido seu foco de trabalho na luta por melhorias na infraestrutura dos municípios do interior do Estado, como acesso asfáltico, serviços médicos e hospitalares, escolas, rede de esgotos e abastecimento de água, rede de telefonia móvel e de dados.
Brito já presidiu as Comissões de Ética Parlamentar, Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Presidiu ao longo da 54ª e 55ª Legislaturas (2015 a 2018; e 2019 a 2022 a ) - a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, em cujo âmbito lançou o programa “Energia – A Qualidade que o Brasil Precisa”, que prevê a melhoria na distribuição de energia elétrica no meio rural. O programa foi encaminhado pela comissão aos governos federal e estadual.
Na atual legislatura o deputado Progressista continuou se dedicando ao setor rural. Ele presidiu a Comissão de AgriculturaPecuária, Pesca e Cooperativismo durante todo o período. Através da Comissão, apresentou ao executivo estadual as bases para um plano de investimentos em irrigação, principal demanda do setor primário, atingido por secas e estiagens nos últimos anos. Brito intercedeu junto ao Governo do Estado e o governo federal por recursos para perfuração de poços artesianos e rede de água em mais de 200 municípios gaúchos, atingidos pelos efeitos de estiagem. Ele também mediou o envio de proposta legislativa do executivo estadual para apoiar o transporte escolar durante o período de pandemia.
Portal das Eleições
Veja os perfis já publicados dos deputados da 56ª Legislatura no
Portal das Eleições. Entrevistas à TV AL
Veja as entrevistas concedidas pelos deputados da 56ª Legislatura à TV AL na playlist no canal do YouTube, que será atualizada conforme forem sendo gravadas.