Confira o resumo dos pronunciamentos no período das Comunicações Parlamentares da sessão ordinária desta quarta-feira (18). A íntegra pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo, em áudios das sessões.
Halley Lino (PT) assumiu a cadeira deixada por Luiz Fernando Mainardi (PT). Em sua primeira manifestação na tribuna, fez saudações especiais e externou a emoção desse momento. Ele ressaltou a militância na defesa de um mundo mais justo e mencionou pautas pelas quais vai trabalhar, como na defesa do Porto de Rio Grande, construção naval e acesso ao Porto. Além disso, mencionou que fará discussão sobre o tema dos pedágios, defenderá a educação pública de qualidade e lutará pela moradia e pela área da pesca, defenderá a população trans e lutará contra o racismo. Mencionou ainda o compromisso de resgatar o debate sobre a organização da Região Metropolitana Sul.
Jeferson Fernandes (PT) deu as boas-vindas ao deputado Halley. Após falou do trágico falecimento da policial penal Camila da Silva Bordin, quinta vítima de suicídio nos últimos 12 meses na Polícia Penal gaúcha. O deputado ressaltou que pessoas jovens têm tirado a própria vida por conta da pressão, depressão e stress no espaço no qual trabalham. Manifestou que usa a tribuna para falar do assunto em vista da triste notícia, lembrando que houve recente reunião com o governador para falar do assunto e preocupações em vista dos problemas que estão ocorrendo, mencionando as dificuldades enfrentadas pelos policiais e pedindo revisão de normativa que vigora na Susepe e tem causado problemas diversos.
Leonel Radde (PT) igualmente mencionou o tema do adoecimento dos agentes da segurança pública. Após fez um balanço do seu mandato, mencionando que até o momento foram apesentados 40 Projetos Lei, propostas 35 audiências e realizadas visitas a mais de 130 cidades. Durante as enchentes, destacou, teve atuação como voluntário da Core. Seu mandato organizou a doação de 36 toneladas de alimentos para cozinhas comunitárias, além toneladas de alimentos, roupas e remédios, bem como 86 mil litros de água, “no pior momento do estado”. Manifestou sua honra por ocupar a vice-presidência Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado e por ter um mandato antifascista.
Zé Nunes (PT) relatou agenda em Brasília, na semana passada, para tratar, na Agência Nacional de Transportes Terrestres, do novo sistema de concessão do polo rodoviário de Pelotas que hoje está sob a gestão da Ecosul. “Na ANTT foi confirmado que o pedágio da Ecosul é a praça de pedágio mais cara entre as rodovias federais do Brasil”, afirmou, confirmando que, no próximo ano, haverá nova licitação para essa praça.
Professor Cláudio Branchieri (Podemos) falou sobre a situação crítica da economia do país. “Nenhuma surpresa. O que é surpreendente é o estado de negação completo do governo federal que não consegue enxergar o rumo errado e equivocado da política econômica que eles estão implementando”, afirmou. Ainda comentou entrevista que o presidente Lula concedeu após ter alta hospitalar e classificou o governo como incompetente, sendo o ministro da Fazenda o símbolo máximo de incompetência.
* Colaborou Letícia Rodrigues