Em ato realizado no início da tarde desta segunda-feira (5), na Sala da presidência do parlamento gaúcho, o são-borjense Tiago Cadó (PDT) tomou posse como deputado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Como suplente da bancada pedetista, Cadó assumirá a cadeira deixada por Eduardo Loureiro (PDT), após a nomeação deste para a Secretaria Estadual da Cultura pelo governador Eduardo Leite.
Durante a cerimônia, Cadó prestou seu compromisso constitucional e, posteriormente, foi empossado pelo presidente Pepe Vargas (PT). Em sua fala, o novo deputado destacou que pretende otimizar a representação da região Missioneira, especialmente de sua terra natal. "São Borja não tinha assento nesta casa legislativa desde o final da década de 1990", ilustrou.
Por seu turno, Pepe Vargas deu as boas-vindas ao deputado são-borgense, desejando sucesso no desempenho de seu mandato. O secretário Eduardo Loureiro também se manifestou, desejando triunfos na incumbência de representar São Borja e as regiões das Missões e da Fronteira Oeste.
Aos 39 anos, Cadó construiu uma trajetória de destaque na política local. Ex-vereador, disputou a prefeitura de São Borja em 2024 e conquistou 15.859 votos, o equivalente a 46,29% dos votos válidos. Além da atuação no município, ele teve passagem pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, onde chegou a comandar interinamente a pasta no início deste ano.
Testemunharam a cerimônia a deputada Delegada Nadine (PSDB), os deputados Gerson Burmann (PDT) e Dimas Costa (PSD), os secretários estaduais Gilmar Sossella (PDT) e Eduardo Loureiro, o ex-presidente da Assembleia e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), João Luiz Vargas, o presidente Estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior, autoridades municipais de São Borja, correligionários trabalhistas e assessores da bancada do PDT na Assembleia.