Cenário que envolve mais de 125 milhões de eleitores será analisado em 22 reportagens produzidas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa
Dia 1º de outubro, 125.913.479 brasileiros vão escolher quem governará o País e os estados pelos próximos quatro anos. Os eleitores votarão também naqueles que representarão a sociedade nas assembléias legislativas e no Congresso Nacional. A escolha dos governantes pelo voto está na mão de homens e mulheres, jovens e idosos de todas as classes sociais e de analfabetos e alfabetizados com diversos graus de instrução. Parece óbvio que todo o brasileiro acima de 16 anos possa votar, mas nem sempre foi assim. A partir desta sexta-feira (15), a Agência de Notícias da Assembléia Legislativa inicia uma série de 22 reportagens contando a história das eleições no País. Desde os primeiros mandatários do Brasil, na época do descobrimento, até o perfil dos eleitores e dos candidatos que disputam as eleições 2006.
O processo eleitoral brasileiro passou por várias mudanças ao longo dos mais de 500 anos de história. Com a chegada das caravelas portuguesas na costa brasileira, iniciou a vida do novo país, ocorrendo as primeiras escolhas dos governantes dos territórios descobertos. Em 1881, a edição da Lei Saraiva tornou-se um marco na legislação eleitoral, pois introduziu o voto direto no Brasil. A primeira Constituição Republicana de 1891 criou o sistema presidencialista e deu importante peso ao voto direto.
Os textos relatam como foi criada a Justiça Eleitoral, como ela funcionou nos tempos do regime militar e sua importância na redemocratização nacional. A informatização agilizou a sistemática do pleito e da apuração, e esta história será contada desde quando os votos eram depositados em bolas de cera chamadas de pelouros até a urna eletrônica usada hoje em dia. A luta da mulher pelo direito ao voto e a participação dos jovens no processo eleitoral serão detalhadas na série.
Quem são e como será
As reportagens vão abordar também aspectos diferenciados do pleito de outubro. As novas regras desta eleição serão esmiuçadas, pois alteraram a cara das campanhas eleitorais e serão decisivas no futuro de muitos partidos políticos, que poderão perder funcionamento parlamentar e recursos com a cláusula de barreira.
As mudanças no perfil da Assembléia Legislativa nas últimas quatro eleições serão comparadas e especialistas vão avaliar os avanços do Parlamento e sua renovação, além do peso da Internet nas campanhas. O perfil dos eleitores gaúchos e dos candidatos que disputam as eleições estão traçados, assim como o quadro eleitoral no Brasil.
Cobertura
No dia da eleição, a Agência de Notícias fará a cobertura completa e em tempo real da apuração, com destaque para a nova composição da Assembléia gaúcha. Ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Sistemas e Informática da AL possibilitará uma análise mais detalhada dos números e das informações, permitindo o cruzamento de dados sobre regiões, municípios, eleitores e partidos, bem como comparativos entre essa e as eleições anteriores.
Ao término da votação no dia 1º de outubro, a Agência de Notícias iniciará a cobertura da apuração, que se estenderá até o anúncio do último deputado eleito. Durante o dia, a equipe de reportagem acompanhará o momento do voto do chefe do Legislativo, deputado Fernando Záchia (PMDB), e o trabalho da Justiça Eleitoral.
*Edição: Lilian Rubio