Prefeito de Santa Maria por duas gestões, Antônio Valdeci Oliveira de Oliveira, 53 anos, chega pela primeira vez ao Parlamento gaúcho depois de ser vereador, deputado federal e de governar o Município entre 2001 e 2009. De um total de 64.163 votos conquistados, 46.527 votos vieram de sua terra natal, de onde veio praticamente eleito, na maior votação da história de uma candidatura individual a deputado estadual no município. Foi o quarto mais votado de sua bancada, recebendo votos em 260 cidades.
Nascido em São José da Porteirinha, interior da cidade de Dilermando de Aguiar, metalúrgico de profissão, o parlamentar é casado com Elaine Pinheiro de Oliveira e pai de duas meninas: Tamara e Diossana.
Seu trabalho começou no campo, ainda menino, depois tornou-se comerciário e, por fim, metalúrgico em Santa Maria e Gravataí. “Busquei no movimento comunitário e no sindicalismo espaços para exercitar um sentimento que sempre carreguei comigo: a solidariedade”, diz.
A luta no movimento comunitário e a organização sindical o projetaram no mundo político. Em 1988, elegeu-se vereador em Santa Maria pela primeira vez. Após ser reeleito em 1992, preparou-se para um passo maior: ser deputado federal. Suplente em 1994, assumiu o mandato e reelegeu-se em 1998. No ano 2000, candidatou-se a prefeito da sua cidade. Fez uma campanha onde buscou envolver a população, especialmente a dos bairros e vilas, e venceu. Foi o primeiro operário a administrar Santa Maria e, quatro anos depois, o primeiro prefeito a ser reeleito em toda história do município.
Propostas
O novo parlamentar atribui sua votação ao trabalho desenvolvido à frente da prefeitura de Santa Maria e, segundo ele, “a quase 30 anos de militância no movimento social e na área sindical”. A chegada ao Parlamento gaúcho será uma novidade em vários aspectos, mas traz, também, uma curiosidade pessoal. “Nunca fui governo nos Parlamentos, sempre agi na oposição”, conta. “Agora vou estar no outro lado, na defesa do nosso projeto de governo no Estado. Serei um soldado do governo”.
Entre suas propostas para o mandato estão a defesa da economia solidária e da agricultura familiar, além da educação e saúde. “Vou lutar pela implantação do piso nacional para o magistério e para os servidores da segurança pública”, anuncia. Promete, também, lutar por melhoria da infraestrutura nos municípios de sua base eleitoral, principalmente ligação asfáltica, ampliação da rede de esgotos, aplicação dos 12% constitucionais para a saúde, duplicação das principais rodovias estaduais, imposto zero nos produtos da cesta básica e implantação de leitos hospitalares, especialmente os da UTI.
Votação
Além de Santa Maria, teve boa performance eleitoral em São Pedro do Sul, onde conquistou 2.143 votos. Nos colégios eleitorais restantes, a maior parte da região Central, alcançou 758 votos em Cacequi e, abaixo, somou votos em Dilermando de Aguiar (656), Itaara (632), Restinga Seca (620), São Gabriel (614), São Vicente do Sul (580), São Luiz Gonzaga (537), São Martinho da Serra (485), entre outros.