A presença constante junto às comunidades que representa e o acompanhamento da concretização das demandas do seu eleitorado, é um dos fatores considerados pelo deputado Adolfo Brito (PP) para justificar sua reeleição, que o leva ao quinto mandato no Parlamento gaúcho, a partir de 31 de janeiro. Reconduzido com 48.422 votos, o parlamentar desenvolve seu trabalho na defesa de melhorias nas estradas e incentivo aos produtores rurais, inclusive seu trabalho junto à Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia, contibuiu para a formação de modalidades do Pronaf, estabelecidas pelo então ministro da Agricultura, Francisco Turra.
Desde seu primeiro mandato, quando assumiu em 1995, Brito tem intercedido junto ao Executivo para levar várias obras para a região central do Estado, como asfalto, redes de água, poços artesianos, casas populares, obras de saneamento, recursos para escolas, ginásios esportivos, telefonia rural e celular. “Todas as ações se deram graças a um trabalho muito articulado com as várias secretarias de Estado”, afirma o deputado, salientando que não concebe sua atividade parlamentar de outra forma, pois desde o início da sua trajetória política, “a presença junto às bases foi um dos diferenciais da sua atuação”. Lembra que na sua estreia foi ainda autor de emenda ao orçamento do Estado, aprovada pela Assembléia Legislativa, que anistiou 100 mil pequenos agricultores do Rio Grande do Sul do pagamento de empréstimos que haviam contraído em 1997, em função da seca.
Setor primário
Como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia em duas ocasiões nestes quatro mandatos, o parlamentar incentivou uma série de debates com o objetivo de alcançar soluções sobre os principais problemas do setor. Tiveram destaque a discussão sobre os preços da produção primária, entre os quais o leite e o fumo. Além disso, tem focado sua atuação no sentido de garantir sustentabilidade aos produtores gaúchos. Observa que vai continuar lutando para sejam minimizados os efeitos da queda de preços dos produtos primários, somados aos juros exorbitantes e os custos cada vez mais elevados dos insumos agrícolas. Neste último ano da 52ª Legislatura, Adolfo Brito foi presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável..
Novo mandato
Com o apoio recebido para mais um mandato, o deputado Adolfo Brito afirma que continuará lutando pelos interesses do Estado, “especialmente das comunidades menos favorecidas, defendendo o pequeno produtor rural, a educação com qualidade para todos, saúde e segurança, e obras de infraestrutura necessárias às centenas de municípios gaúchos".
Perfil
Adolfo Brito, 60 anos, nasceu na localidade de Posse do Caçador, interior de Sobradinho, hoje pertencente ao município de Passa Sete. Seus pais eram pequenos produtores rurais antes de se transferirem para Sobradinho, onde foram buscar melhores condições de vida para a família. Estudando e trabalhando, ele começou sua caminhada política. Em 1982 elegeu-se para vereador e depois prefeito de Sobradinho. Em 1994 vence sua primeira eleição para a Assembleia Legislativa com 28 mil votos e desde então, tem aumentado sua representatividade.
Votação
Brito foi reeleito para a Assembleia Legislativa com votos em 291 cidades gaúchas. Candelária (4.717 votos), Agudo (4.418), Sobradinho (3.463), Arroio do Tigre (3.041) e Sapucaia do Sul (1.998) foram os municípios onde ele obteve a maior votação.