Eleita para a Assembleia Legislativa pela primeira vez em 2006, Zilá Maria Breitenbach (PSDB), 69 anos, enfrentou em seu primeiro mandato desafios normalmente destinados a parlamentares experientes: exerceu a função de líder da bancada do PSDB na Casa e foi a relatora do processo de impeachment da governadora Yeda Crusius, em 2009.
Tendo feito parte da bancada governista, Zilá credita sua reeleição a um trabalho realizado em todo o estado, com visitas para recolher e atender demandas de diversas comunidades, acompanhando os projetos desenvolvidos pelo governo estadual.
Entre os planos para a 53ª Legislatura (2011-2014), a parlamentar destaca que continuará lutando pela melhoria de condições da infraestrutura no Rio Grande do Sul. Esse é o fator que considera essencial para o desenvolvimento econômico e a geração de renda em todas as comunidades do estado. “A governadora Yeda Crusius não conseguiu concluir todos os seus projetos, mas nós não deixaremos que suas metas sejam abandonadas. Também vou me dedicar muito a questões que dizem respeito à agricultura, principalmente da minha região, ligada a oportunidades na área do turismo”, adiantou.
Outra pauta a ser trabalhada por Zilá nos quatro anos da Legislatura serão as questões de fronteira, principalmente situações que dificultam as relações com os demais países do Mercosul.
Votação e trajetória
Professora natural de Três de Maio (RS), Zilá Breitenbach foi secretária municipal da Educação e da Saúde e prefeita de Três Passos (RS) por dois mandatos, presidente estadual do partido de 2007 a 2009, eleita deputada estadual em 2006 e reeleita em 2010 com 34.676 votos.
Zilá têm sua base eleitoral na cidade de Três Passos, onde recebeu 5.941 votos, mas também foi lembrada em 370 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul. Ela também recebeu uma expressiva votação em Porto Alegre (2.176 votos), Tenente Portela (1.763), Cachoeira do Sul (1.127) e Ijuí (1.078).