Natural de Canguçu (RS), Pedro Ozório Pereira (PSDB), 57 anos, é médico clínico-geral formado pela Universidade Federal de Pelotas. Ex-vereador de sua cidade natal de 1993 a 2000, também concorreu à Câmara Federal e à prefeitura. Eleito em 2006, foi reeleito deputado estadual em 2010 com 38.268 votos.
Atuação
No seu primeiro mandato no Parlamento gaúcho, Pereira sempre buscou defender pleitos ligados à saúde, mas também trabalhou temas ligados à educação, agricultura, segurança e obras de infraestrutura.
Para ele, a reeleição deve-se ao trabalho realizado na Região Sul do estado e em todas as outras partes do Rio Grande do Sul. Pereira destaca que neste primeiro mandato parlamentar visitou mais de 350 municípios, viajou mais de 340 mil quilômetros, fazendo votos em 200 municípios gaúchos. “Muito trabalho em todas as áreas. A saúde que é minha área principal, pelo fato de ser médico, mas também na educação, segurança, agricultura, obras e transportes. O povo reconheceu o nosso trabalho. Foram mais de dez mil votos em relação à primeira eleição, em 2006”, sublinhou.
Pereira ainda defendeu projetos de sua autoria que tramitam na Casa, como o que cria a obrigatoriedade da realização de exames de capacidade visual e auditiva em todas as escolas da rede pública estadual; planejamento familiar, além daquele que busca a construção de moradias funcionais para integrantes da Brigada Militar e Polícia Civil. Outra preocupação do parlamentar reeleito é com o setor primário da sua região, tais como a produção leiteira e a fumicultura, que desempenham um papel importante na economia local.
Como integrante de um partido de oposição na próxima legislatura, Pereira destacou que cobrará a implementação das promessas de campanha através da fiscalização, mas com responsabilidade, votando a favor daquilo que for bom para o Rio Grande do Sul.
Votação
O parlamentar reeleito têm sua base eleitoral na Região Sul do estado e, somente em Canguçu, Pereira obteve 21.885 votos. Tendo recebido votos em 200 municípios gaúchos, ele também obteve expressiva votação nos municípios de Pelotas (3.984 votos), São Lourenço do Sul (1.677), Morro Redondo (1.436), Porto Alegre (1.225) e Dom Feliciano (906).