Uma das novas caras do Parlamento gaúcho a partir de 2011, Luis Lauermann (PT) chega à Assembleia Legislativa sustentado na expressiva votação que fez no Vale do Rio dos Sinos. De vereador e candidato a prefeito de Ivoti, em 1996, foi assessor do então prefeito de Porto Alegre, Raul Pont, no período de 1997-2000 e chefe de Gabinete do ex-deputado e atual prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann.
Natural de Ivoti, 46 anos, Lauermann é formado em Ciências Sociais pela Unisinos e fundador do Sindicato dos Sapateiros de Ivoti. Casado, tem um filho e reside em Novo Hamburgo, cidade onde assumiu, nos últimos anos, a função de secretário geral de Governo. Na função, colaborou na defesa de empresas e empregos na área do calçado, na luta contra os pedágios na BR-116 e na conquista de recursos para as cidades da região.
Calçados
Na Assembleia Legislativa, Lauermann anuncia prioridade na atuação em defesa dos interesses das regiões dos Vales do Sinos e do Paranhana. “Terei um olhar especial para estas duas regiões”, diz. O segundo tema que terá prioridade do novo deputado estadual é o fortalecimento do setor do calçado, principal vetor da economia nos municípios do Vale. “Também vou me dedicar ao tema da saúde, uma das demandas que as pessoas mais apontaram na minha campanha”.
Lauermann reconhece que o apoio do prefeito de Novo Hamburgo e de outros prefeitos e lideranças locais foi decisivo para que alcançasse os 46.541 votos conquistados em outubro. “Mas o trabalho forte da militância do PT também foi muito importante”, ressalta.
Votação
Novo Hamburgo, com 21.876 votos foi a cidade que contribuiu decisivamente para a eleição do novo parlamentar. Estância Velha (4.762 votos), Dois Irmãos (3.720), Igrejinha (2.639), Ivoti (2.301), Sapiranga (1.711), São Leopoldo (1.475) e Campo Bom (1.355) foram os municípios que lhe deram o maior número de votos. Na sequência, aparecem Três Coroas (765), Porto Alegre (620), São Francisco de Paula (522) e Lindolfo Collor (517).