Advogado, natural de Rio Grande, 47 anos, Alexandre Lindenmeyer (PT) é mais uma das novas forças políticas que comporão o Parlamento gaúcho a partir de fevereiro de 2011. Eleito com 38.740 votos, Lindenmeyer chega ao Parlamento para lutar pelo desenvolvimento regional, especialmente da Metade Sul do estado, e pelo desenvolvimento do esporte e lazer como forma de inclusão social e combate à drogadição.
Vereador mais votado da história de Rio Grande, eleito para a gestão 2008/2012 com 6.927 votos, ele também preside, desde 2007, o Sport Club Rio Grande, clube de futebol mais antigo do país. É casado e pai de dois filhos.
Formado pela Fundação Universidade do Rio Grande em 1984, ex-conselheiro da seccional da OAB/RS, ex-conselheiro da Agetra (Associação Gaúcha de Advogados Trabalhista), Lindenmeyer tem atuado na área de direito social, em especial nas questões relacionadas à política de representação das categorias de trabalhadores públicos e privados. Foi candidato a vice-prefeito de sua cidade em 1996 e candidato a prefeito em 2000.
O novo parlamentar anuncia um trabalho pautado em um mandato ético, plural e transparente, estabelecendo uma relação participativa com os movimentos sociais, populares e progressistas que atuam no combate às injustiças sociais. Defende o desenvolvimento econômico gerado pelo Polo Naval junto a uma contrapartida de benefícios sociais. “Precisamos pensar na qualificação da mão-de-obra das pessoas, não apenas da sede mas também dos municípios do entorno”, diz.
Inclusão
Quanto ao foco no esporte e lazer, anuncia que vai fomentar o debate sobre o papel dos setores para a inclusão social. “É importante, neste sentido, a valorização dos pequenos clubes que existem na maioria dos nossos municípios”, afirma. ”Eles podem ser uma via muito importante para a inclusão de jovens através do esporte e uma alternativa para turno invertido da escola, contribuindo com espaço para atividades que combatem a drogadição”.
Lindenmeyer lembra, também, da necessidade de fazer a defesa do programa do governador eleito Tarso Genro, de seu partido. “Quero também articular políticas com os deputados federais, que representam este novo momento do Brasil a partir da eleição de Dilma”, aponta. Segundo ele, o desenvolvimento regional e a infraestrutura passam pela articulação dos municípios com seus representantes na Câmara Federal. Neste sentido, as prioridades são a duplicação da BR 392, a retomada do acesso a São José do Norte e o transporte ferroviário de passageiros entre Rio Grande e Pelotas.
Votação
Em Rio Grande, Lindenmeyer teve seu número digitado na urna eletrônica 32.844 mil vezes. No Chuí, foi o deputado estadual mais votado da história do município, com 507 votos. Em Santa Vitória do Palmar, foi o preferido do partido, onde alcançou 762 votos. As três cidades receberam o foco de sua campanha. Também foi bem votado em São José do Norte (895), Porto Alegre (889) e Pelotas (340).