Uma experiência de dez anos na política e um mandato de vereador conferem ao deputado eleito Jorge Pozzobom (PSDB) a certeza de que a assistência social, e não o assistencialismo, aliada ao pleno conhecimento das igualdades e das diferenças entre as regiões, podem alavancar ações que incrementem o desenvolvimento regional do Estado, criando oportunidades de trabalho e de formação profissional. Pozzobom foi eleito com 33.474 votos, distribuídos em 229 municípios, mas com uma concentração de 25 mil votos em Santa Maria, sua terra natal.
“Sempre trabalhei e tratei da questão do desenvolvimento regional”, afirma Pozzobom, que foi vereador em Santa Maria de 2004 a 2008, oportunidade em que propôs a criação da Secretaria Municipal da Integração Regional, iniciativa que aponta como pioneira no Brasil. Destaca que o orçamento do Estado é regionalizado e tem observado que as comissões técnicas da Assembleia Legislativa também procuram tratar as questões de forma regionalizada. “Para o Estado continuar crescendo, é muito importante incentivar o desenvolvimento de cada região dentro de um todo”, afirma. O parlamentar eleito pretende também somar-se à discussão sobre a cultura do fumo. Pensando nas milhares de famílias que dependem desta plantação, Pozzobom defende o estudo de alternativas para plantio. Outra questão que pretende equacionar se refere ao setor calçadista, que considera prejudicado pela variação cambial.
Desempenho
Jorge Pozzobom chega para seu primeiro mandato com entusiasmo, mas confessa estar cauteloso com seus novos desafios. “Tive experiência como parlamentar do município, agora vou ser um parlamentar do estado. Sei das minhas competências como deputado estadual, sou advogado, mas o que estou mais ponderando agora é que nós vamos enfrentar um novo governo. O PSDB sai do papel de governo e vai para oposição, mas, com certeza, vamos construir com a bancada uma oposição propositiva, construtiva e respeitosa”, destaca. Além disso, projeta uma parceria com o PPS e os Democratas. “Já somos um bloco”, avalia.
A experiência como secretário-geral adjunto do governo do Estado, no Governo Yeda, é considerada como muito positiva, destacando que foram várias as realizações da governadora no sentido de incrementar o crescimento do Estado. Ele lembrou o desempenho da economia gaúcha, que registrou crescimento de 7%, bem superior à do Brasil. Enfatizou também os números do superávit primário, que foi o maior dos últimos 37 anos, e, também, os indicadores do desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre, que foram os menores desde 1995.
Pozzobom também exerceu o cargo de Secretário de Assistência Social em Santa Maria. "Todo gestor político tem que conhecer um pouco sobre assistência social para ver quanta coisa positiva para a população dá para ser feita, sem assistencialismo”, alerta o deputado eleito. Neste sentido, lembra o projeto Emancipar que foi levado à Vila Urlândia, em Santa Maria, bairro carente, com situação de vulnerabilidade social, crianças com problemas de drogadição. “O projeto formou 12 pedreiros, sendo oito mulheres, dando oportunidade para que estas pessoas possam prover ou contribuir no sustento de suas famílias”, afirma.
Para Pozzobom, o deputado acaba sendo um embaixador da sua região. E, assim, pretende continuar cuidando de uma série de obras que estão em andamento, algumas de responsabilidade do governo estadual e outras da União, justificando que “estas obras são extremamente importantes para a região de Santa Maria”. Uma trata da duplicação da RS 509, faixa antiga que liga o centro de Santa Maria à Universidade, e a outra se refere à recuperação dos esgostos de Camobi, bairro importante da cidade.
Perfil
Natural de Santa Maria, Jorge Cladistone Pozzobom tem 40 anos, é advogado formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Nas eleições de 2006 concorreu a uma vaga na Câmara Federal, ficando na primeira suplência. É casado com Janice e tem duas filhas, Rafaela e Vitória.