Apesar de ter perdido uma cadeira na última eleição, o PMDB manteve o posto de segunda maior bancada do Parlamento gaúcho, agora com oito deputados eleitos. Cinco foram reeleitos e três estavam sem mandato na Assembleia, mas já tinham atuado como deputados (caso de Giovani Feltes, Maria Helena Sartori e Álvaro Boessio). Todos os deputados do partido são do interior.
O mais votado da bancada foi Marco Alba, com mais de 80 mil votos, mas o escolhido para ser o presidente da Assembleia no ano em que o cargo será destinado ao partido nesta legislatura (2012) foi Alexandre Postal.
Confira um pequeno perfil de cada parlamentar:
(Para foto individual do deputado, clique no nome)
Marco Alba - 82.269 votos Natural de Gravataí, 52 anos, vereador por dois mandatos, secretário municipal de Indústria e Comércio e presidente da Câmara de Vereadores. Em 2002, elegeu-se deputado estadual e foi reeleito em 2006. Em janeiro de 2007, Marco Alba assumiu como secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento e, em abril de 2010, retornou à Assembleia Legislativa.
Edson Brum - 67.397 votos Assumiu mandato na Assembleia Legislativa no início de 2005, quando o deputado João Osório foi para o Tribunal de Contas do Estado. Nas eleições de 2006, Edson Brum foi eleito com 43.917 votos. Sua trajetória política teve início no movimento estudantil em Rio Pardo, cidade onde nasceu há 44 anos. No governo Rigotto, foi presidente da Fundação de Desenvolvimento e Recursos Humanos. Na Assembleia, presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.
Natural de Carazinho, 31 anos. Aos 21 foi vereador. Aos 23 anos elegeu-se deputado estadual, sendo reeleito em 2006 com 49.268 votos. No Parlamento, foi relator da CPI das Carnes; primeiro secretário da Mesa Diretora e presidente das comissões especiais das Rodovias Concedidas e dos Medicamentos Vencidos. No Poder Executivo, o parlamentar assumiu a Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, de 2008 a 2010, quando foi o responsável pela criação do Distrito Industrial de Guaíba, no antigo terreno da Ford.
Giovani Feltes - 55.276 votos
Nasceu em São Leopoldo, em 1957. Foi vereador em Campo Bom por dois mandatos, em 1976 e 1982, prefeito do município por três mandatos, em 1988, 2000 e 2004, presidente da Associação dos Prefeitos da Grande Porto Alegre (Granpal) e duas vezes deputado estadual, em 1994 e 1998. Na Assembleia Legislativa, foi líder de bancada e presidente estadual do partido. É casado e tem quatro filhos. Entre suas bandeiras estão o fortalecimento regional, a saúde e a segurança.
Gilberto Capoani - 53.050 votos Contador, 56 anos, começou cedo na política. Aos 22 anos assumiu como prefeito em sua terra natal, município de Sertão. Foi reeleito duas vezes: 1989 e 1997. Em 2003, foi diretor administrativo do Banrisul. Em 2006, representando o Alto Uruguai, foi eleito deputado estadual com 36.769 votos, priorizando a atração de novas empresas, para gerar empregos, e o asfaltamento dos acessos aos municípios do interior do Estado. Presidiu a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e foi tesoureiro geral da Famurs.
Alexandre Postal - 45.631 votos Nasceu em Guaporé, 48 anos, formado em Gestão Pública, foi prefeito do município aos 26 anos, de 1989 a 1992. Em 1994, assumiu como deputado estadual e está cumprindo seu quarto mandato. Foi secretário estadual dos Transportes e líder do governo Rigotto; primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia; presidiu a Comissão de Ética do Parlamento e a Comissão Especial da Malha Rodoviária. Postal esteve também na presidência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) por dois mandatos.
Maria Helena Sartori - 38.958 votos Nascida em Caxias do Sul, 58 anos, é esposa do atual prefeito do município e mãe de Marcos e Carolina. Iniciou a militância política quando cursava a faculdade. Em 2002, concorreu a deputada estadual e assumiu, mais tarde, como suplente. Foi a primeira mulher a exercer a liderança do governo no Parlamento. É formada em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, com pós-graduação em História da América Latina, professora aposentada e vice-presidente regional do PMDB Mulher. Na função de primeira-dama, atua em diversas frentes sociais.
Álvaro Boessio - 37.971 votos Nascido em Veranópolis, Álvaro Boessio tem 50 anos e ainda pequeno mudou-se com a família para Farroupilha, cidade onde reside e construiu sua carreira sindical. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Calçado e Vestuário da cidade, presidente da Federação dos Calçadistas e juiz classista no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Como suplente da bancada do PMDB, assumiu vaga no Parlamento no lugar de Fernando Záchia, que se licenciou para exercer a função de chefe da Casa Civil do governo Yeda Crusius.
* Com Aline Tyska, Berenice Pacheco, Gilmar Eitelwein, Luiz Osellame e Vanessa Canciam
|
|