O PDT continuará com sete cadeiras na 53ª Legislatura e dividirá com o PP o posto de terceira maior bancada do Parlamento. Três deputados do partido chegam pela primeira vez à Assembleia: Juliana Brizola, Alceu Barbosa Velho e Diógenes Basegio. Juliana Brizola, além de ser a mais votada da bancada pedetista, também é a única mulher eleita pelo PDT.
Já Ciro Simoni, que se reelegeu para o quinto mandato, assumiu a Secretaria de Saúde do Estado no início de janeiro. Sua vaga será ocupada por Marlon Santos, de Cachoeira do Sul. E Gilmar Sossella, o segundo mais votado do partido, foi escolhido para presidir o Parlamento em 2014.
Confira um breve perfil de cada parlamentar:
(Para foto individual do deputado, clique no nome)
Neta de Leonel Brizola, nascida em Porto Alegre, tem 35 anos. Foi a vereadora da Capital com a maior votação do PDT (9.247 votos) na última eleição municipal. Na primeira gestão de José Fogaça, exerceu o cargo de secretária municipal da Juventude. Filiada desde os 18 anos, foi assessora jurídica do PDT gaúcho e, em 2007, eleita presidente estadual da Juventude Socialista do partido. Cursou Direito na Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, e fez especialização e mestrado em Ciências Criminais na PUCRS.
Natural de Tapejara, tem 49 anos. Iniciou sua trajetória política como vereador, aos 19 anos. A seguir, foi prefeito do município por dois mandatos (1997 e 2004) e presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), de 2003 a 2004. Em 2006, foi eleito para a Assembleia Legislativa, com 26.535 votos. Tem centralizado suas ações na defesa de incentivos às micro e pequenas empresas e ao setor agrícola. Presidiu a Comissão de Saúde e Meio Ambiente.
Engenheiro civil, 48 anos, nasceu em Ijuí. Foi reeleito em 2006, com 40.050 votos para a Assembleia Legislativa, onde já ocupava uma cadeira desde 2003. Líder partidário do PDT e vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Burmann tem centrado sua luta na busca de incentivos setoriais para gerar renda e retirar pessoas da informalidade, principalmente na apicultura, produção de hortifrutigrangeiros, piscicultura, avicultura e produções agroecológicas.
Natural de Santo Ângelo, 62 anos. É cirurgião-dentista, advogado, empresário na área da comunicação e produtor rural. Iniciará o quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Autor de diversas leis, entre elas a que criou o Programa de Renda Mínima Familiar, que deu origem ao Família Cidadã, a Lei dos Desmanches e a Lei Antibullying. Loureiro presidiu a Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, de 2003 a 2006, e a Comissão de Assuntos Municipais, em 2002.
Natural de São José dos Ausentes, 53 anos, mudou-se para Caxias do Sul aos 19 anos, onde concluiu o curso de Direito, na UCS. Eleito vereador pelo PDT por dois mandatos, também ocupava o cargo de vice-prefeito de Caxias do Sul pela segunda vez, juntamente com José Ivo Sartori. Foi funcionário concursado do Banrisul por dez anos, presidente da Subseção Caxias do Sul da OAB, professor universitário e juiz leigo do Juizado de Pequenas Causas. Fundou a Associação dos Usuários de Rodovias Pedagiadas.
Eleito por dois mandatos como vereador em sua cidade natal, foi presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo e suplente de deputado federal. Aos 54 anos, possui sólida carreira como médico. Formado pela UPF, em 1981, é especialista em Ginecologia e Mastologia pela Unicamp, doutor em Medicina pela UFRJ e membro da Academia Passofundense de Medicina e Fisioterapia da UPF. Foi coordenador nacional da campanha “Câncer de Mama – Fique de Olho”, da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Médico, natural de Porto Alegre, 59 anos, está na atividade política desde 1979, quando da fundação do PDT. Eleito vice-prefeito de Osório em 1985 e prefeito em 1988, inicia em 2011 seu quinto mandato como deputado estadual. Entre os diversos projetos aprovados está o que proíbe pagamento aos deputados em sessões extraordinárias da Assembleia. Integrou as Comissões de Saúde e Meio Ambiente e a Comissão de Constituição e Justiça.
* Com Aline Tyska, Berenice Pacheco, Gilmar Eitelwein, Luiz Osellame e Vanessa Canciam