Na 53ª Legislatura, o PP terá dois parlamentares a menos na sua bancada, que diminuiu de nove para sete integrantes. Por outro lado, é do Partido Progressista a parlamentar estadual mais votada nas eleições de 2010, Silvana Covatti. Quase todos os deputados do PP foram reeleitos, com exceção de Chicão, ex-assessor de Luiz Carlos Heinze.
Ao lado do PDT, o partido detém a terceira maior bancada da Assembleia e indicou o deputado Pedro Westphalen para presidir a Casa em 2013.
Confira um breve perfil de cada parlamentar:
(Para foto individual do deputado, clique no nome)
Silvana Covatti - 85.604 votos Tem 47 anos e é natural de Frederico Westphalen. Professora primária e acadêmica de Direito, é casada com o deputado federal Vilson Covatti, com quem tem três filhos. No seu primeiro mandato como deputada estadual, foi relatora do Projeto de Lei 191/2007, que trata do Plano Plurianual para o quadriênio 2008/2011. Também ocupou a vice-presidência da Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular, foi titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.
Pedro Westphalen - 72.910 votos Nascido em Cruz Alta, 60 anos, é casado e tem três filhos. Iniciou sua carreira política como deputado estadual em 2003 e inicia em 2011 o terceiro mandato. Em 2007, assumiu a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, retornando ao parlamento em novembro do mesmo ano. Também foi membro titular da CPI do Detran e líder do governo na AL. Em sua trajetória, um dos prêmios recebidos foi o Prêmio Personalidade Política Estadual na 10ª Edição da Expodireto-Cotrijal.
Adolfo Brito - 48.422 votos Tem 60 anos e nasceu no interior de Sobradinho. Aos 21 anos, ingressou na Rádio Sociedade Sobradinho como operador de áudio. Também foi locutor e subgerente. Em 1989, elegeu-se prefeito de Sobradinho. Em 2011, inicia seu quinto mandato como deputado estadual. Vem trabalhando para viabilizar a retomada de rodovias importantes para o desenvolvimento do estado. Outra pauta que recebe atenção do parlamentar é a busca de garantia de financiamentos aos pequenos produtores rurais.
Frederico Antunes - 46.537 votos Frederico Antunes, 42 anos, nasceu em Uruguaiana e é formado em Agronomia. No ano de 1992, foi eleito o vereador mais votado em seu município. Deputado estadual em 1998, reeleito em 2002, assumiu, logo em seguida, a Secretaria de Obras Públicas e Saneamento. Em 2006, retornou à Assembleia e foi autor da Comissão de Representação Externa do Endividamento Agrícola. Em 2007, foi presidente da Assembleia. Em 2008, presidiu a Comissão Especial da Dívida Ativa e foi vice-presidente da Comissão de Educação.
João Fischer - Fixinha - 44.798 votos Nasceu em Morro Alto, Taquara, e tem 50 anos. Sapateiro, filho de pequenos agricultores, vai para o seu quinto mandato no Parlamento gaúcho. Liderou a bancada do setor coureiro-calçadista e por duas vezes ocupou a presidência da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável. Também foi presidente da Comissão de Ética Parlamentar e membro da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.
José Francisco Gorski – Chicão - 43.012 votos Natural de Santiago, 53 anos, engenheiro civil e professor universitário. Em sua trajetória política, foi vice-prefeito e, por dois mandatos, prefeito de Santiago. Sua administração foi premiada pelo Projeto Minha Casa, da Caixa Econômica Federal, ficando entre as 20 melhores práticas do país em gestão local. Também atuou como assessor parlamentar do deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP).
Mano Changes - 42.220 votos Diogo Paz Bier (Mano Changes), 35 anos, nasceu em Porto Alegre. Líder estudantil, foi tesoureiro do Grêmio Estudantil no Colégio Anchieta. O músico Mano Changes ficou conhecido como o vocalista da banda gaúcha Comunidade Nin-Jitsu, atividade que exerce paralelamente ao seu desempenho parlamentar. Um dos mais jovens deputados da Assembleia, em seu primeiro mandato integrou a Mesa Diretora e foi presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.
* Com Aline Tyska, Berenice Pacheco, Gilmar Eitelwein, Luiz Osellame e Vanessa Canciam
|
|