Os 55 deputados estaduais que irão concluir seus mandatos em 31 de janeiro de 2015 provêm de 19 diferentes regiões do Rio Grande do Sul. O levantamento leva em conta a divisão formulada pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes).
Em geral, o foco da atuação parlamentar concentra-se na região onde fica a cidade natal do deputado. Mas há casos em que o deputado nasceu em uma região, mas desenvolveu sua trajetória pessoal e política em outra, como Raul Pont (PT), natural de Uruguaiana, mas que atua em Porto Alegre, cidade onde já foi prefeito.
Também há casos de parlamentares que nasceram em outros estados ou até outro país, mas mudaram-se para o RS. São três atualmente na AL: Ana Affonso (PT), que nasceu na cidade uruguaia de Maldonado, mas que foca sua vida pública na região de São Leopoldo; Carlos Gomes (PRB), baiano de Saúde, mas que tem atuação em Porto Alegre; e Catarina Paladini (PSB), catarinense de São Miguel do Oeste, mas que concentra sua atuação na região de Pelotas.
Se for tomada como base a divisão do RS em Metade Norte e Metade Sul**, é possível verificar que dos 55 atuais deputados apenas 14 representariam municípios que fazem parte da Metade Sul, conhecida historicamente pelo menor desenvolvimento econômico em relação à Metade Norte. São eles: Adilson Troca (PSDB), de Rio Grande; Adolfo Brito (PP), de Sobradinho; Catarina Paladini (PSB), de São Miguel do Oeste (SC), mas com atuação em Pelotas; Edson Brum (PMDB), de Rio Pardo; Elisabete Felice (PSDB), de São Luiz Gonzaga, mas com atuação em Uruguaiana; Frederico Antunes (PP), de Uruguaiana; Jorge Pozzobom (PSDB), de Santa Maria; Luis Augusto Lara (PTB), de Bagé; Luiz Fernando Mainardi (PT), de Sobradinho, mas com atuação em Bagé; Marlon Santos (PDT), de Cachoeira do Sul; Miriam Marroni (PT), de Pelotas; Nelson Härter (PMDB), de Pelotas; Pedro Pereira (PSDB), de Canguçu; e Valdeci Oliveira (PT), de Santa Maria.
Os demais 41 parlamentares, portanto, têm atuação mais concentrada em regiões que fazem parte da Metade Norte. Isso significa que 74,54% dos parlamentares da 53ª Legislatura são representantes de regiões localizadas na Metade Norte e apenas 25,45% representam a Metade Sul.
Região Metropolitana e Litoral
Quinze dos 55 parlamentares que atualmente ocupam cadeiras na 53ª Legislatura representam a Região Metropolitana (Corede Metropolitano do Delta do Jacuí) e Litoral. Isso corresponde a 27,27% do total.
Desses, dez ou nasceram ou tiveram sua trajetória pessoal e política na Capital. Seis são de Porto Alegre: Aldacir Oliboni (PT), Juliana Brizola (PDT), Mano Changes (PP), Paulo Borges (DEM), Paulo Odone (PPS) e Raul Carrion (PCdoB). Outros três são naturais de municípios da fronteira, mas concentram sua atuação parlamentar na Capital: Adão Villaverde (PT), que nasceu em Alegrete; Cassiá Carpes (SDD), natural de São Borja; e Raul Pont (PT), nascido em Uruguaiana. Há ainda o caso do deputado Carlos Gomes (PRB), que é baiano da cidade de Saúde, mas a Capital tem destaque em sua atuação parlamentar.
Além da Capital, a Região Metropolitana está representada, atualmente, na Assembleia por quatro parlamentares: Daniel Bordignon (PT), que nasceu em Nova Prata, mas sua atuação concentra-se em Gravataí; José Sperotto (PTB), de Guaíba, mas com atuação também na região Centro Sul e na Metade Sul do RS; Miki Breier (PSB), de Cachoerinha; e Stela Farias (PT), natural de Ibirubá, mas com atuação em Alvorada.
Já a região do Litoral está representado pelo deputado Ciro Simoni (PDT), que nasceu em Porto Alegre, mas tem atuação parlamentar concentrada em Osório.
Vales do Sinos e Paranhana
O Vale do Rio dos Sinos e o Vale do Paranhana têm cinco representantes na Assembleia gaúcha atualmente, correspondendo a 9,09% do total de cadeiras na Casa. São eles: Ana Affonso (PT), nascida em Maldonado, no Uruguai, mas com atuação em São Leopoldo; Giovani Feltes (PMDB), natural de São Leopoldo, mas com atuação em Campo Bom; João Fischer (PP), de Taquara; Nelson Metalúrgico (PT), que nasceu em Esteio, mas com atuação em Canoas; e Lucas Redecker (PSDB), de Novo Hamburgo.
Serra
A Serra gaúcha também tem cinco representantes (9,09%), dos quais três são de Caxias do Sul: Maria Helena Sartori (PMDB), Marisa Formolo (PT) e Vinícius Ribeiro (PDT). Os outros representantes da região são Alexandre Postal (PMDB), de Guaporé, e Álvaro Boessio (PMDB), de Veranópolis.
Centro e Vale do Rio Pardo
As regiões Central e do Vale do Rio Pardo são representadas por seis parlamentares, o que corresponde a 10,9% do total de vagas no Parlamento. A primeira tem representação de Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT), ambos nascidos em Santa Maria. Já o Vale do Rio Pardo é representado por Adolfo Brito (PP), de Sobradinho; Edson Brum (PMDB), de Rio Pardo; Heitor Schuch (PSB), de Santa Cruz do Sul; e Marcelo Moraes (PTB), que nasceu em Porto Alegre, mas tem atuação em Santa Cruz do Sul.
Fronteira Oeste e Campanha
Quatro parlamentares (7,27%), atualmente, representam as regiões da Fronteira Oeste e da Campanha. Elisabete Felice (PSDB), nascida em São Luiz Gonzaga, mas com atuação em Uruguaiana, e Frederico Antunes (PP), de Uruguaiana, representam a Fronteira Oeste. Já Luis Augusto Lara (PTB), de Bagé, e Luiz Fernando Mainardi (PT), natural de Sobradinho, mas com atuação em Bagé, representam a Campanha.
Sul
A região Sul tem cinco representantes (9,09%) no Parlamento gaúcho, dos quais três de Pelotas: Miriam Marroni (PT) e Nelson Härter (PMDB), nascidos na cidade, e Catarina Paladini (PSB), natural de São Miguel do Oeste (SC), mas com atuação em Pelotas. Os outros dois deputados da região são Adilson Troca (PSDB), de Rio Grande, e Pedro Pereira (PSDB), de Canguçu.
Norte e Nordeste
Quatro parlamentares (7,27%) representam as regiões Norte e Nordeste. A primeira é representada por Altemir Tortelli (PT), de Ponte Preta; e Gilberto Capoani (PMDB), de Sertão. Já a segunda, por Gilmar Sossella (PDT), de Tapejara; e Ronaldo Santini (PTB), de Lagoa Vermelha.
Celeiro e Noroeste Colonial
As regiões de Celeiro e Noroeste Colonial têm cinco representantes (9,09%). Os da primeira são Aloísio Classmann (PTB), de São Martinho, Edegar Pretto (PT), de Miraguaí, e Zilá Breitenbach (PSDB), de Três Passos, enquanto os da segunda são de Ijuí: Ernani Polo (PP) e Gerson Burmann (PDT).
Produção e Fronteira Noroeste
Há três representantes das regiões da Produção e da Fronteira Noroeste (5,45%). Dr. Basegio (PDT), de Passo Fundo, e Márcio Biolchi (PMDB), de Carazinho, representam a primeira. Já Jeferson Fernandes (PT), de Santa Rosa, representa a segunda.
Demais regiões
Os outros três parlamentares (5,45%) representam cada um uma região diferente do RS. Silvana Covatti (PP), de Frederico Westphalen, é da região do Médio Alto Uruguai; Pedro Westphalen (PP), de Cruz Alta, da região do Alto Jacuí; e Marlon Santos (PDT), de Cachoeira do Sul, da região do Jacuí Centro.
**Os municípios pertencentes à Metade Sul são definidos nos decretos estaduais nº 34.298, de 18 de outubro de 1993; 36.494, de 06 de março de 1996; 37.038, de 21 de novembro de 1996 e 38.473, de 11 de maio de 1998. Os demais, por exclusão, constituem a Metade Norte.
*Com informações de Jordana Laguna e Nicolas Oliveira