Neste domingo, 5 de outubro, os gaúchos deverão escolher, entre 722 candidatos, seus 55 representantes na Assembleia Legislativa para a 54ª Legislatura, que se inicia em 1º de fevereiro de 2015. No Rio Grande do Sul, são aproximadamente 8,5 milhões de eleitores cadastrados, enquanto no Brasil o número é de 142,8 milhões (contra 135,8 milhões em 2010).
Além da renovação da Assembleia Legislativa, nas eleições de domingo os gaúchos definirão o novo governo estadual e os 31 representantes do Estado na Câmara Federal, além de uma nova cadeira no Senado, das três a que o RS tem direito (as outras duas pertencem a Ana Amélia Lemos (PP) e Paulo Paim (PT)). O ocupante do cargo público maior da Nação, o presidente da República, também será definido neste pleito. Portanto, serão cinco nomes ou números de candidatos que o eleitor terá de lembrar na hora de votar, sendo aconselhável levar consigo uma ‘colinha’ pré-elaborada.
O segundo turno está previsto para 26 de outubro - somente para as eleições de governador e presidente da República, nos casos em que nenhum dos candidatos obtenha maioria simples, 50% dos votos válidos mais 1.
Candidatos
O RS é o quinto maior colégio eleitoral do país, com 173 zonas eleitorais em 27.183 seções espalhadas pelas várias regiões.
O número de candidatos gaúchos à Câmara Federal pelo RS é de 328*, que deverão concorrer às 31 vagas as quais o Estado tem direito, das 513 existentes. Atualmente, em razão dos índices das eleições de 2010, a proporcionalidade das cadeiras gaúchas na Câmara é de oito representantes do PT, seis do PP, quatro do PMDB, três do PDT, três do PSB, duas do PTB, duas do PCdoB, uma do DEM, uma do PSDB e uma do PSD. Em todo o país, são cerca de 7 mil candidatos a deputado federal neste ano.
Para deputado estadual no Rio Grande do Sul, 722* candidatos concorrem às 55 cadeiras do Parlamento gaúcho. A composição da Assembleia Legislativa do RS, é, atualmente, de 14 deputados do PT, oito do PMDB, sete do PDT, sete do PP, seis do PSDB, cinco do PTB, três do PSB, uma do PPS, uma do PCdoB, uma do DEM, uma do PRB e uma do SDD.
Documento para votar
Para votar, o eleitor deverá apresentar apenas um documento de identidade com foto, não sendo obrigatória a apresentação do título de eleitor e mais um documento de identidade com foto.
Pela Constituição Federal, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. É facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos, os que estão na faixa etária entre 16 e 18 anos, os que não saibam exprimir-se na língua nacional; e aos que estejam privados, temporária ou definitivamente, dos direitos políticos. Também não é obrigatório àqueles que durante a votação estiverem enfermos ou fora do seu domicílio eleitoral; e para os funcionários civis e os militares que estejam em serviço.
Justificativa
Quem não votar por estar fora de seu domicílio eleitoral poderá justificar sua ausência em qualquer seção eleitoral. Aqueles que não estiverem em cidades de suas zonas eleitorais no dia das eleições deverão dirigir-se à seção eleitoral mais próxima para justificar, ou procurar por um cartório eleitoral, em até 60 dias. A lista com os endereços onde é possível justificar o voto em Porto Alegre e em todo o Estado está no site do TRE, no link http://www.tre-rs.jus.br/index.php?nodo=16328
O TSE também disponibiliza um link para consulta ao local de votação pelo nome do eleitor: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome
No Rio Grande do Sul, as cidades de Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul e Canoas foram os polos disponibilizados aos eleitores que se inscreveram para voto em trânsito para o cargo de presidente da República. Os endereços estão no site do TRE, no link http://www.tre-rs.jus.br/index.php?nodo=16333
Exterior
Conforme o TSE, o número de eleitores regularmente inscritos no exterior aptos a votar nas eleições de 2014 é 68,2% superior ao registrado nas eleições de 2010. Este ano, poderão votar 337.168* eleitores, enquanto nos eleições de 2010 votaram 200.392 brasileiros residentes no exterior. Há brasileiros domiciliados nos cinco continentes, mas os países com maior número de votantes são os Estados Unidos (108.624) e Japão (30.671). Entre os municípios estrangeiros, os que apresentam os maiores números de eleitores cadastrados para a eleições deste ano são Nova York (20.994) e Miami (20.336).
Os residentes no exterior somente poderão votar para presidente da República, nas zonas eleitorais localizadas nas embaixadas brasileiras, nos consulados brasileiros ou em locais em que existam serviços do governo brasileiro. Os eleitores que estiverem em viagem de turismo ou negócio fora do Brasil terão 30 dias, a contar da data de retorno, para justificar o voto na Justiça Eleitoral, de posse do passaporte e do bilhete de viagem.
Disque eleições
O eleitor também pode tirar as dúvidas pelo Disque Eleições do TRE/RS. Para quem está em Porto Alegre é só discar para o telefone 148. No Interior, o número é (51) 3231- 2731. O horário de atendimento é das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.
* Números referentes à primeira semana de setembro