Eleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Marcelo Moraes dará continuidade às ações em defesa da fumicultura, atividade forte na região de Santa Cruz do Sul, onde atua. “É a segunda maior exportação do estado e sofre constantes ataques da Organização Mundial da Saúde, do governo federal e, também, do governo estadual”, diz o parlamentar, registrando a importância da produção para a economia e as milhares de famílias que dependem do fumo para a sua sobrevivência.
Junto com outros parlamentares, Moraes integrou a missão gaúcha que esteve na Rússia em outubro para participar da 6ª Conferência das Partes (COP 6) da Convenção Quadro para Controle do Tabaco, defendendo os interesses dos fumicultores. "O produtor não planta por esporte ou lazer", diz ele. "Planta, porque há uma demanda internacional e porque aquilo é o que dá mais renda", defende. "Não existe outra cultura que em dois, três hectares dê o mesmo retorno financeiro".
O deputado, que não é fumante, questiona a ênfase que se dá ao aspecto da saúde no que se refere ao tema. "Se formos falar em saúde, quantas outras coisas teríamos também que eliminar? O açúcar, o refrigerante, o álcool", reflete.
Outro tema que mobilizou o parlamentar foi a Lei do Passe Livre, aprovada pela Assembleia Legislativa em 17 de setembro do ano passado e sancionada oito dias depois pelo governador Tarso Genro. Moraes apresentou emendas que ampliaram o alcance da lei para além dos aglomerados urbanos. Como presidente da Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento, função que ocupa desde fevereiro deste ano, ele propôs audiências públicas e discussões sobre este e outros temas de interesse dos municípios.
Marcelo Moraes é filho do deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS). Tem 35 anos (07/08/79), nasceu em Porto Alegre e foi vereador e secretário de Transportes e Serviços Públicos em Santa Cruz do Sul. Também foi coordenador regional da Juventude do PTB no Vale do Rio Pardo e vice-presidente estadual do movimento.
Obteve na última eleição 52.269 votos, em especial nas cidades de Santa Cruz do Sul (9.441), Vera Cruz (3.848), Rio Pardo (.2911), Candelária (.2686), Sinimbu (2.127), Encruzilhada do Sul (1.916), Dom Feliciano (1.693), Arroio do Tigre (1.352), Camaquã (1.325), Passa Sete (1.305), Vale do Sol (1.192) e Passo do Sobrado (1.113).