O deputado Ernani Polo foi eleito pelo Partido Progressista (PP) para seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, com 57.427 votos distribuídos em 407 municípios. Formado em Direito pela Ulbra, também é agricultor e tem formação como técnico em Contabilidade. Polo tem 40 anos (26/02/74), é natural de Ijuí mas cresceu em Santo Augusto, localidade onde obteve o maior número de votos (3.499), seguida pelos municípios de Três de Maio (2.445) e Santiago (2.400)
Começou a carreira política em 2000, elegendo-se vereador em Santo Augusto. Entre 2003 e 2009, foi chefe de gabinete do então deputado estadual Jerônimo Goergen; em 2010, concorreu a deputado estadual, ficando como suplente e assumindo em novembro de 2011, em virtude da morte do então deputado Chicão Gorski.
Na 53ª Legislatura, presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, entre 2011 e 2012; a CPI da Telefonia, em 2013, e a Comissão de Ética Parlamentar em 2014. Na Comissão de Agricultura coordenou o projeto "Radiografia da Agropecuária Gaúcha", obra de referência para o setor, com um levantamento dos últimos 15 anos da agropecuária do Estado, seus pontos positivos e principais dificuldades. É coordenador das frentes parlamentares em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Telefonia e em Defesa das Pessoas com Deficiência.
“No próximo mandato, quero fortalecer o trabalho já que realizamos em áreas fundamentais como a agropecuária, municipalismo, defesa das micro e pequenas empresas, das pessoas com deficiência e direitos do consumidor. Seguirei lutando por uma telefonia com qualidade e melhores serviços aos usuários e por mais investimentos em energia, principalmente no campo”, afirma. “A defesa de uma agricultura forte, com geração de emprego e renda sempre será uma prioridade. Vou ampliar ações em favor das pessoas com deficiência, em parceria com a Federação das Apaes. Trabalharei também por melhor infraestrutura de logística para o Estado, para que tenhamos rodovias em melhores condições”, complementa.
É casado e tem dois filhos.
* Com informações da assessoria do parlamentar