O deputado Pedro Bandarra Westphalen foi reeleito para seu quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa, sendo o segundo mais votado na bancada do Partido Progressista (PP). Obteve 65.134 votos em 426 municípios. Conquistou sua votação mais expressiva (9.588) em Cruz Alta, sua cidade natal, onde a família Westphalen tem tradição na medicina e na política. Também teve votações expressivas em Panambi (3.347) e Porto Alegre (3.086)
A ampliação do trabalho em prol da saúde dos gaúchos norteará a atuação do parlamentar, que é médico ginecologista e obstetra formado no Rio de Janeiro (RJ), na 54ª Legislatura.“Agradeço imensamente a confiança que os gaúchos novamente depositaram no meu trabalho e afirmo que continuarei lutando de forma incansável para seguir representando da melhor forma os interesses do nosso povo”, destaca Westphalen.
Em 2013, o parlamentar presidiu o Legislativo gaúcho, chegando a assumir o governo do Estado por três dias (6 a 8 de dezembro), durante a ausência do governador e vice-governador. Em sua gestão à frente da ALRS, Westphalen apostou na transparência, com a publicação nominal do salário dos servidores no Portal da Transparência. Outros destaques foram a extinção do 14º e 15º salários dos deputados estaduais e a realização, por meio do Fórum Democrático, de 17 edições do Fórum Saúde e Cidadania, que levou a 23 municípios gaúchos orientações sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, de colo de útero e de próstata.
Westphalen já foi secretário estadual de Ciência e Tecnologia (2007-2008) e líder do governo na AL (2009), durante o governo de Yeda Crusius. Na 53ª Legislatura, foi 1º secretário da Mesa Diretora, em 2012, e, atualmente, integra as comissões de Saúde e Meio Ambiente, de Segurança e Serviços Públicos e do Mercosul e Assuntos Internacionais.
Westphalen tem 63 anos (19/12/50), é casado com Lorene Westphalen e tem três filhos (Graziela, Mário e Camila) e um neto.
* Com informações da assessoria do deputado