Os 55 deputados estaduais eleitos no pleito de 2014 foram diplomados, em sessão solene do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), na tarde de quinta-feira (18), no Salão de Atos da PUCRS. Também foram diplomados os 31 deputados federais; os dois suplentes de senador, Christopher Goulart (PDT) e Adílson Silva dos Santos (PEN); o senador eleito Lasier Martins (PDT); o vice-governador José Paulo Cairoli (PSD) e o governador José Ivo Sartori (PMDB).
O presidente do TRE/RS, Marco Aurélio Heinz, disse que a diplomação foi a atividade que concluiu o processo eleitoral de 2014. Destacou a confiabilidade da urna eletrônica, utilizada nas eleições brasileiras desde 1996, e os mecanismos de combate a fraudes no processo realizados ao longo dos anos.
Ao fim da cerimônia, o governador eleito, em nome dos diplomados, disse que seu maior desafio, a partir de 1º de janeiro de 2015, é que o governo funcione. Pediu a ajuda de todos - deputados federais e estaduais, senadores, integrantes dos demais poderes e a população - para que o RS se desenvolva.
Na solenidade, foram diplomados 85 candidatos eleitos. Os deputados estaduais eleitos Adão Villaverde (PT) e Tarcísio Zimmerman (PT), e os deputados federais eleitos Paulo Pimenta (PT), Marco Maia (PT), Sérgio Moraes (PTB) e Onyz Lorenzoni (DEM) não puderam comparecer à sessão.
Os suplentes de deputados estaduais e federais (até a terceira suplência) não foram diplomados na ocasião. Eles poderão retirar seus diplomas no Gabinete da Presidência do TRE-RS a partir do dia 7 de janeiro de 2015.
Entre as autoridades presentes estavam o presidente do Tribunal de Justiça, José Aquino Flores de Camargo; o defensor público-geral do Estado em exercício, Marcelo Dadalt; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o deputado Raul Carrion (PCdoB); o ex-deputado e representante do Tribunal de Contas do Estado, Adroaldo Loureiro; além de representantes de diversos órgãos e entidades.
Confira os eleitos para Assembleia Legislativa que foram diplomados
-
PT - Edegar Pretto, Luiz Fernando Mainardi, Jeferson Oliveira Fernandes, Valdeci Oliveira, Nelsinho Metalúrgico, Stela Farias, Zé Nunes, Miriam Marroni, Altemir Tortelli
-
PMDB - Fábio Branco, Edson Brum, Alexandre Postal, Vilmar Zanchin, Gabriel Souza, Álvaro Boessio, Gilberto Capoani, Tiago Simon
-
PDT - Marlon Santos, Eduardo Loureiro, Gilmar Sossella, Ciro Simoni, Regina Becker Fortunati, Gerson Burmann, Enio Bacci, Dr. Basegio
-
PP - Silvana Covatti, Pedro Westphalen, Ernani Polo, Frederico Antunes, Adolfo Brito, Sérgio Turra, João Fischer (Fixinha)
-
PTB - Aloísio Classmann, Marcelo Moraes, Ronaldo Santini, Luís Augusto Lara, Maurício Dziedricki
-
PSDB - Lucas Redecker, Jorge Pozzobom, Pedro Pereira, Adilson Troca
-
PSB - Elton Weber, Liziane Bayer da Costa, Miki Breier
-
PCdoB - Manuela D’Ávila, Juliano Roso
-
PRB - Sergio Peres
-
PSOL - Pedro Ruas
-
PSD – Mario Jardel
-
PPS - Any Ortiz
-
PR - Missionário Volnei
-
PPL - Miguel Bianchini
-
PV - João Reinelli
Confira os eleitos para a Câmara dos Deputados que foram diplomados
-
PT - Henrique Fontana, Maria do Rosário, Dionilso Marcon, Pepe Vargas, Elvino Bohn Gass
-
PP - Luis Carlos Heinze, Afonso Hamm, Jerônimo Goergen, Covatti Filho, Renato Molling, José Otávio Germano
-
PMDB – Alceu Moreira, Giovani Feltes, Osmar Terra, Márcio Biolchi, Darcísio Perondi
-
PDT - Giovani Cherini, Pompeu de Mattos, Afonso Motta
-
PTB – Luiz Carlos Busato, Ronaldo Nogueira
-
PSB – Heitor Schuch, José Stedile
-
PSD – Danrlei
-
PSDB - Nelson Marchezan Júnior
-
PCdoB – João Derly
-
PRB – Carlos Gomes |
|