Natural de Rio Pardo, Edson Meurer Brum, 52 anos (02/01/1966), assumirá o quinto mandato como deputado estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 43.836 votos. Obteve 7.143 votos em sua cidade natal, 2.602 em Santa Cruz do Sul, 2.182 em Encantado, 1.867 em Porto Alegre e 1.319 votos em Lajeado.
Com formação em Marketing Político, começou a carreira política no movimento estudantil. Ingressou pela primeira vez na Assembleia Legislativa em 2005. No governo de Germano Rigotto, presidiu a Fundação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (FDRH). Em 2008, durante a administração Yeda Crusius, foi líder do governo no Parlamento. Entre 2012 e 2015, foi presidente estadual do MDB.
Nesta legislatura, assumiu a presidência do Legislativo rio-grandense em 2015, pautando sua atuação pelo diálogo, transparência e gestão e resgatando o protagonismo do Parlamento com o Fórum dos Grandes Debates. Em 2018, Edson Brum integra a Mesa Diretora como 1º secretário.
Foi líder da bancada emedebista e atua em defesa do setor primário e ações que beneficiem os setores da indústria e comércio e a melhoria de infraestrutura dos municípios, considerando essenciais as conclusões de acessos asfálticos. Igualmente, trabalha em favor da inserção dos jovens no mercado de trabalho e em favor da terceira idade. De família de comerciantes, sempre votou contra o aumento dos impostos.
O emedebista classificou esta como sendo a "mais difícil das eleições", tendo em vista a campanha nacional pela renovação, "a troca pela troca, independente do trabalho já realizado, sem avaliação de conteúdos". Assegurou que prosseguirá no seu trabalho, "com coerência, votando a favor do que seja bom para o Rio Grande, e defendendo alguns setores, como a cadeia produtiva da agricultura e pecuária, com ênfase na fumicultura, suinocultura, leite, frango e arroz, segmentos importantes para o desenvolvimento do interior".