Tiago Chanan Simon, 49 anos (30/10/1969), foi eleito para o segundo mandato como deputado estadual, com 45.792 votos, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Natural de Porto Alegre, é filho do ex-governador e ex-senador Pedro Simon.
Advogado com especialização em Gestão Empresarial, foi diretor de Desenvolvimento Empresarial do Estado, tendo implementado políticas públicas para micro e pequenas empresas. Também foi conselheiro do Sebrae e da Superintendência de Educação Profissional. Tem como bandeiras a eficiência e melhorias na qualidade dos serviços públicos e o desenvolvimento com educação de qualidade e qualificação profissional.
No seu primeiro mandato na Assembleia gaúcha, presidiu as comissões de Educação e de Constituição e Justiça. Também instalou as Frentes Parlamentares das Micro e Pequenas Empresas e de Combate às Drogas. Foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito das Empresas Seguradoras Veiculares e teve aprovado projeto que proíbe a venda de produtos industrializados e com alto teor de açúcar nas cantinas das escolas gaúchas, a chamada Lei do Lanche.
Apresentou projetos na área do combate à corrupção e à impunidade, como o que deu origem à chamada Lei Estadual Anticorrupção, e que buscam a dinamização da economia, como a Lei das Micro e Pequenas Empresas, com a melhoria de competitividade das empresas gaúchas, incentivos ao empreendedorismo e medidas de impacto positivo e social.
“Nosso desafio é colocar o Rio Grande num patamar de crescimento econômico e, fundamentalmente, resolver a questão da dívida pública, que tem sufocado a capacidade de investimento do Estado”, defende.
No pleito de 2018, concentrou sua votação na Capital e região Metropolitana e Serra. Em Porto Alegre, recebeu 7.930 votos; em Caxias do Sul, 3.412 votos; em São Leopoldo, 1.527 votos; em Flores da Cunha, 1.232 votos; em Novo Hamburgo, 1.229 votos e 1.075 votos em Canoas.