Ex-vice-prefeito de Porto Alegre e vereador da cidade por três mandatos, Sebastião de Araújo Melo elegeu-se para o primeiro mandato como deputado estadual com 34.881 votos e integrará a bancada do MDB no Parlamento. Nascido em Piracanjuba, Goiás, em 24 de julho de 1958, é formado em Direito.
Tornou-se vereador porto-alegrense, pela primeira vez, em 2000. Foi reeleito em 2004 e 2008. Presidiu a Câmara Municipal durante os anos de 2008 e 2009. Recebeu título de Cidadão de Porto Alegre em 2016, por iniciativa da Câmara, quando já era vice-prefeito da cidade.
Melo foi escolhido pelo diretório do MDB (então PMDB) para compôr chapa, em aliança, como vice do candidato José Fortunati, então no PDT, que concorria à reeleição, em 2012, ao cargo de prefeito da Capital. Com a vitória de Fortunati, ainda no primeiro turno, Melo foi empossado como seu vice em 1º de janeiro de 2013. Em 2015, concorreu a prefeito de Porto Alegre, sendo vitorioso, no entanto, Nelson Marchezan (PSDB).
“Acredito que a omissão só serve para que os maus sigam ditando os rumos do país. Por isso, aceitei o desafio de ser deputado: para levar a minha experiência, a minha energia e os meus sonhos para transformar a sociedade rio-grandense”, resumiu.
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, cursou Especialização em Gestão Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. Foi diretor da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul, e Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (seccional RS), atuando como advogado por 12 anos.
Sua votação concentrou-se na Capital e municípios da Região Metropolitana porto-alegrense. Em Porto Alegre recebeu 27.788 votos. Em Canoas, recebeu 797 votos; em Viamão, 761 votos; Gravataí, 631 votos e, Alvorada, onde angariou 623 votos. Em outras cidades da região alcançou 1.738 votos.