Fábio Maia Ostermann, 34 anos, obteve 48.897 votos, elegendo-se para a 55ª Legislatura da AL pela legenda do Novo. Do total de votos alcançados, destacam-se os conquistados em Porto Alegre (18.509), Canoas (2.604) e Caxias do Sul (2.100).
Natural de Porto Alegre, onde nasceu em 30 de agosto de 1984, é professor universitário e cientista político. Formado em Direito pela UFRGS, é mestre em Ciências Sociais pela PUCRS e também tem graduação em Liderança pela Georgetown University (EUA) e em Políticas Públicas.
Ostermann é fundador do partido Novo no RS e fundador e membro do Conselho do LIVRES, movimento político liberal do Brasil. Igualmente é fundador do Students for Liberty Brasil, organização estudantil não-esquerdista do Brasil.
Na campanha eleitoral, por meio de suas redes sociais, afirmou que entre os valores que defende estão a liberdade, a responsabilidade, a propriedade privada, o estado de direito, a democracia representativa, a livre iniciativa, a transparência e a eficiência no serviço público. Entre os compromissos assumidos como candidato estão o combate incansável à corrupção e aos privilégios; a segurança pública como prioridade, garantindo a paz no campo e na cidade; oposição a todo e qualquer aumento de impostos; reforço às privatizações e PPPs e atuação em favor da desburocratização e da simplificação tributária.
"O desafio de implementar as demandas que a sociedade nos apontou, através das eleições, não será só do partido Novo. Há outros partidos na mesma esteira de renovação”, afirmou.
Sobre a atuação da sigla na AL, disse que entende a limitação de uma bancada de dois deputados num Parlamento de 55 parlamentares. "Mas há muito espaço para trazer uma nova visão de ideias que o nosso Estado e a Assembleia precisam, também em termos de práticas. Nós somos um partido que desde o início da campanha, por exemplo, estabeleceu uma limitação na formação dos gabinetes", declarou.