Neri de Andrade Pereira Júnior, Neri, o Carteiro, 40 anos (14/04/1978), é natural de São Joaquim (SC). É concursado na Empresa Brasileira de Correios, licenciado da profissão para cumprir o segundo mandato de vereador em Caxias do Sul. Acadêmico de Direito, foi eleito para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa pelo SOLIDARIEDADE.
Registrou 27.808 votos, com majoritária concentração em Caxias do Sul, na Serra, onde alcançou 23.959 votos. Também obteve votação expressiva em Bom Jesus (1.815) e em mais 174 municípios.
Neri veio para o RS aos 19 anos, para assumir o cargo de carteiro alcançado através de concurso nos Correios. Lotado em Caxias do Sul, assumiu a função e durante 15 anos desenvolveu trabalhos sociais vinculados à infância e adolescência em vilas e bairros da cidade. Esse desempenho resultou em convite do DEM para disputar as eleições municipais de 2012. Aceitou o desafio e, aos 34 anos foi eleito para o primeiro mandato de vereador em Caxias do Sul. Apostou em propostas para envolver os jovens em projetos esportivos e na criação de cooperativas habitacionais para reduzir o déficit de moradias na cidade.
Na eleição seguinte, em 2016, alcançou a maior votação para a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, desta vez pelo SOLIDARIEDADE. Agora, será o único representante do SOLIDARIEDADE na 55ª Legislatura (2019/2023) da Assembleia.
Uma das características do jovem político é a disposição para ajudar as pessoas, capacidade que ganhou critérios no desempenho dos dois mandatos no legislativo caxiense. Cuida dos detalhes das demandas recebidas e faz os encaminhamentos que recolhe diretamente nos bairros. Agora o desafio será projetar esse desempenho no plano estadual, focando as carências da região serrana. Mas ele antecipa que não abandonará o estilo de sucesso na Câmara de Vereadores, tanto que pretende instalar um gabinete de deputado na cidade, para agilizar o trabalho.