Dois suplentes assumiram vagas no Parlamento gaúcho no primeiro semestre de 2019. Além de modificar a composição dos nomes em seus partidos, também houve mudança na composição das bancadas em virtude das coligações pelas quais foram eleitos no ano passado.
Na primeira sessão ordinária do ano, em 5 de fevereiro, o 1º suplente da bancada do MDB, Carlos Búrigo, assumiu a vaga do deputado Juvir Costella, designado para a Secretaria Estadual dos Transportes. Como o MDB concorreu em chapa pura, elegendo oito parlamentares, não houve mudanças no número de cadeiras do partido na Casa.
Já na sessão de 27 de março, o 1º suplente da coligação Rio Grande Acima de Tudo (PSL/DEM), Rodrigo Lorenzoni (DEM), assumiu a vaga do deputado Ruy Irigaray (PSL), que tomou posse como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A situação mudou a composição das bancadas: o PSL, que elegeu quatro titulares, ficou com três cadeiras, enquanto o DEM, que elegeu dois representantes, ganhou mais um assento no Parlamento gaúcho.