A TV Assembleia esteve presente na cobertura do segundo turno das eleições 2022. Uma parceria com a Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral assegurou a cobertura das eleições no país, com transmissão iniciada às 12h. Às 16h30, a TV AL fez um primeiro boletim ao vivo, com equipes de reportagem externa em dois locais de votação em Porto Alegre, além do auditório do TRE-RS e dos estúdios da TV AL no Palácio Farroupilha.
Tão logo o horário de votação foi encerrado, às 17h, a TV AL transmitiu a entrevista da diretora-geral do TRE/RS, Ana Gabriela Veiga, sobre o cenário das votações até aquele momento, considerado muito tranquilo e com intercorrências dentro do esperado. 252 urnas tiveram que ser substituídas. Uma única urna apresentou problemas e não teve condições de ser substituída, na região de Soledade, e obrigou a realização de votação manual. Cerca de 27 mil urnas são utilizadas para o pleito no Rio Grande do Sul.
Três municípios do RS realizaram votação para prefeito, além de governador e presidente: Cachoeirinha, Cerro Grande do Sul e Entre Rios do Sul.
Às 18h teve início o segundo boletim ao vivo, com atualizações dos números dos pleitos em andamento - para presidente e estados onde aconteciam eleições para governador. A presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, foi entrevistada ao vivo desde o auditório do TRE-RS, e parabenizou a atuação do órgão eleitoral gaúcho. O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público do RS, Júlio César de Melo, pontuou que os poderes se cercaram de todas as precauções para assegurar o bom andamento das eleições, lembrando que se trata do 18º pleito desde a Constituição de 1988, e o 14º com a urna eletrônica.
As equipes de reportagem fizeram entradas ao vivo desde os locais onde os candidatos ao governo do RS indicaram que fariam pronunciamentos ao final do pleito.
O boletim se estendeu até o resultado das eleições. A coletiva de imprensa do presidente do TRE-RS, Francisco José Moesch, proclamou Eduardo Leite como governador às 19h16, com 57% dos votos válidos. Na mesma coletiva foram proclamados os prefeitos dos municípios: Entre Rios elegeu Irson Milani (em chapa única); Cerro Grande elegeu Álvaro deCarli, e Cachoeirinha confirmou Cristian Wasem Rosa.
Respondendo à pergunta da repórter da TV AL, Enni Figueiredo, Moesch informou que os eleitos para os cargos do RS serão diplomados em cerimônia no dia 19 de dezembro no auditório do Ministério Público.
A TV AL transmitiu ainda o pronunciamento de Onix Lorenzoni e a coletiva de Eduardo Leite após a proclamação dos resultados. E concluiu o boletim às 20h33, após a divulgação do resultado do pleito federal, com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, com 50,88% dos votos.