Frederico Cantori Antunes nasceu em Porto Alegre em 25 de outubro de 1968. Ele foi eleito para seu 7º mandato consecutivo pelo Partido Progressista, com 36.325 votos. Suas maiores votações foram na região da Fronteira Oeste e em Porto Alegre. Em Uruguaiana fez 12.866 Alegrete (4.817); Itaqui (2.740); Porto Alegre (2.540) e Encruzilhada do Sul (1.465).
Engenheiro agrônomo, formado pela PUC de Uruguaiana, iniciou sua carreira política em 1992 como vereador na mesma cidade. Foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual em 1998. Em 2002, no seu segundo mandato, foi secretário de Obras Públicas e Saneamento de 2003 a 2006, no governo de Germano Rigotto, quando conseguiu a aprovação do projeto que regulamentou a Política Estadual de Saneamento. Neste mesmo período, ocupou a presidência do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Saneamento.
Em 2007, primeiro ano da 52ª Legislatura, foi presidente da Assembleia. Em 2015 e 2016, os dois primeiros anos da 54ª Legislatura, liderou a bancada do Partido Progressista, além de presidir a comissão especial da Dívida Ativa e a Comissão de Educação e a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais. Nestes anos lançou as frentes parlamentares pró-Energia Eólica e em defesa da Aviação Civil Regional.
O parlamentar também defendeu a implementação dos freeshops em cidades gêmeas de Fronteira, e é um representante das causas relacionadas ao setor primário, comércio exterior e transporte internacional. Reeleito para o quarto mandato lutou pela regularização do pagamento de Precatórios e das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e se dedicou à defesa das pequenas e microempresas, transporte internacional e comércio exterior.
Em seu quinto mandato, iniciado em 2015, coordenou com êxito a Comissão da Aviação Civil Regional, que deu origem a Frente Parlamentar, e conseguiu a retomada de voos diários ligando Porto Alegre a diversas cidades do interior.
Em 2016, coordenou a subcomissão que trabalhou para analisar, atualizar e aperfeiçoar o Código Estadual do Meio Ambiente. Em 2017, assumiu como vice-presidente da Assembleia Legislativa e também o cargo de presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, bem como, a coordenação da Frente Parlamentar Pró-Energia, que busca destravar e atrair investimentos em geração de energias limpas no Rio Grande do Sul.Em 2018, presidiu a Comissão Especial da Lei Kandir, que ainda segue buscando junto ao Governo Federal, o ressarcimento das perdas acumuladas pelo Estado, em razão de mais de 20 anos de desoneração de ICMS nas exportações de produtos primários.
Na atual legislatura, Antunes foi líder do governo Eduardo Leite na Assembleia e presidiu novamente a Comissão do Mercosul. Ele presidiu, ainda, a Frente Parlamentar sobre a Situação Jurídico-Política da Lei Kandir e a Comissão Especial para a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) (2021).
Portal das Eleições
Veja os perfis já publicados dos deputados da 56ª Legislatura no
Portal das Eleições. Entrevistas à TV AL
Veja as entrevistas concedidas pelos deputados da 56ª Legislatura à TV AL na playlist no canal do YouTube, que será atualizada conforme forem sendo gravadas