Em 2023, cinco deputados estaduais suplentes tomaram posse no Parlamento gaúcho no lugar dos titulares que assumiram secretarias estaduais. Como as mudanças ocorreram em siglas que disputaram as eleições de 2022 em chapas puras, não houve modificações no número de bancadas nem no número de cadeiras de cada partido na Casa.
Na primeira sessão ordinária do ano, em 1º de fevereiro, foram empossados o 1º suplente da bancada do MDB, Rafael Braga, e o 1º suplente da bancada do Podemos, Airton Lima. Eles assumiram as vagas, respectivamente, de Juvir Costella, designado para a Secretaria de Logística e Transportes; e de Ronaldo Santini, que foi para a Secretaria de Desenvolvimento Rural.
No mesmo dia, também tomou posse o 1º suplente do PDT, Airton Artus. Ele entrou no lugar de Gilmar Sossella, que assumiu o comando da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional.
Em 2 de fevereiro, o 2º suplente do MDB, Carlos Búrigo, assumiu a vaga de Beto Fantinel, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social. E, no dia seguinte, o 1º suplente do Progressistas, Issur Koch, ocupou a cadeira de Ernani Polo, que foi para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.