Neste domingo (6), a TV Assembleia e a Rádio AL acompanham o processo de escolha dos novos gestores municipais numa cobertura conjunta que envolverá equipes no Palácio Farroupilha, no Tribuna Regional Eleitoral e nas ruas. A cobertura dos cinco maiores colégios eleitorais do Estado será em conexão com as TVs Câmaras de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Canoas. A TV ALRS também fará intervenções ao vivo na programação da TV Câmara e do Senado Federal, em Brasília.
A transmissão começa às 7h30 de domingo (6), com boletim especial sobre o dia das eleições no Rio Grande do Sul, produzido pela TVAL e disponível no portal da Rádio AL. A partir das 7h45, a programação entra em cadeia com a transmissão do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. A TVAL terá dois boletins ao vivo com duração de 20 minutos, previstos para as 14h e 16h, com informações do cenário eleitoral no Estado. Nos intervalos, retorna à transmissão do TSE. A partir das 17h, a TVAL transmite a apuração dos votos ao vivo.
Boletins e apuração ao vivo
O primeiro boletim informativo da TVAL ao vivo, com duração de 20 minutos, será às 14h, com resumo das informações do transcurso da eleição municipal pela manhã e destaque da votação nos cinco maiores colégios eleitorais, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. Também mostrará o momento da votação do governador Eduardo Leite e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (PP), e informações gerais da votação no Estado. O próximo boletim ao vivo será às 16h, também com a duração de 20 minutos e informações sobre a eleição no período da tarde.
A partir das 17h, a TVAL entra ao vivo com informações sobre o encerramento da eleição e o início da apuração. A transmissão segue até a proclamação dos resultados da eleição nos cinco maiores colégios do RS, e nas cidades de Bagé e Alvorada, onde deputados estaduais estão disputando. Cinco deputados disputam as prefeituras de Porto Alegre (Felipe Camozzato e Dr. Thiago Duarte), Santa Maria (Valdeci Oliveira), Bagé (Luiz Fernando Mainardi), e Alvorada (Stela Farias).
Reportagem
As equipes de reportagem da TV e Rádio AL estarão nas ruas desde as 7h. No início da manhã acompanham, nas seções eleitorais, os procedimentos de segurança e transparência realizados pela Justiça Eleitoral que antecedem o início das votações. Junto aos principais locais de votação da Capital e em parceria com as TVs Câmaras de Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, cobrem os principais acontecimentos do pleito no Estado. A cobertura completa pode ser acompanhada nos boletins ao vivo durante a programação, nos portais de notícias da TV e da Rádio e em edição especial do Jornal Assembleia, na segunda-feira (7), às 22h.
Estrutura
A cobertura das eleições contará com dois estúdios dentro da Assembleia, com âncora no estúdio principal e dois apresentadores em outro estúdio. Nas ruas, repórteres estarão no Tribunal Regional Eleitoral, em Porto Alegre e Canoas, para as entradas ao vivo nos dois boletins previstos, das 14h e 16h. E para a continuidade da programação ao vivo a partir das 17h.
O superintendente de Comunicação da Assembleia, jornalista Gustavo Machado, destaca os avanços da cobertura jornalística realizada pela Assembleia nas disputas eleitorais e a importância dessa ferramenta para o controle social:
“A cada processo eleitoral, procuramos aperfeiçoar nossas atividades na cobertura jornalística. Nas últimas eleições estaduais, há dois anos, depois de uma apurada consulta ao TRE e à nossa Procuradoria, abrimos espaço para que os candidatos ao governo do Estado apresentassem suas propostas na TV Assembleia. O material foi disponibilizado também em versões em áudio, para redes sociais e para a nossa Agência de Notícias. Neste ano, repetimos o procedimento e fomos um pouco mais além, ouvindo todos os candidatos e todas as candidatas às prefeituras que terão eleições em dois turnos. Nossa ideia é o aperfeiçoamento permanente e a ampliação dos serviços. Além de órgão de comunicação e de interface com os veículos externos, somos também uma importante ferramenta de controle social.”
No sábado (5), na véspera da eleição, toda a programação de conteúdos da TVAL estará direcionada para a disputa municipal, como os programas Democracia, Prioridades, TRE Confirma, Simplifica, Capítulo Zero, Faça a Diferença, e Agro.