Na tarde desta quarta-feira (1º), no início da sessão ordinária híbrida, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Vilmar Zanchin (MDB), deu posse a dois deputados estaduais suplentes, Rafael Braga Librelotto (MDB) e Airton Lima (Podemos). Eles assumiram em virtude de Juvir Costella (MDB) pedir licença para assumir a Secretaria de Logística e Transportes e Ronaldo Santini a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR). Airton Artus (PDT) também assumiu cadeira, em ato realizado anteriormente em gabinete, como observou o presidente.
Rafael Braga Libreloto nasceu em Cruz Alta (RS) em 29/01/1980. Em 2012 elegeu-se vereador na sua cidade natal, com 1477 votos que o transformaram no mais votado da sua legenda (MDB). Durante esta legislatura esteve à frente da Câmara Municipal e conduziu a Associação de Vereadores do RS. Antes, em 2008, Rafael foi candidato a vice-prefeito de Cruz Alta. Ele também foi presidente do MDB de Cruz Alta e presidente da Juventude do MDB-RS.
O advogado e microempresário iniciou sua carreira política liderando o Diretório Acadêmico da UNICRUZ e a Associação de Jovens Empresários de Cruz Alta. Ainda trabalhou como assessor parlamentar e coordenador de Conferência de Políticas Públicas para Juventude através da Secretaria Geral da Presidência da República.
Airton Lima, natural de Fortaleza (Ceará), nasceu em 23 de abril de 1958, é pastor da Igreja Quadrangular e suplente do Podemos na Assembleia Legislativa na eleição de 2022. Foi eleito deputado estadual em 2018 pelo Partido Republicano (PR) para a 55ª Legislatura, período em que presidiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e aprovou quatro projetos que se tornaram leis, como o reconhecimento da atividade religiosa como essencial para a população em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais; a definição do Dia da Igreja do Evangelho Quadrangular e do Dia Estadual do Professor de Educação Física Sem Fronteira e a garantia do direito de preferência das mulheres vítimas de violência doméstica à matrícula e à transferência dos filhos, ou de crianças e adolescentes sob sua guarda, nas escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul.
Airton Artus tomou posse após Gilmar Sossella pedir licença para comandar a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional. O deputado pedetista é natural de Barros Cassal, nasceu em 27 de setembro de 1957, é médico e foi prefeito de Venâncio Aires por dois mandatos, em 2008 e 2012. Recebeu diversas premiações pelo padrão de gestão realizada na cidade, alcançando o maior índice de aprovação da comunidade. Tem reconhecimento pela defesa da saúde pública, pela reestruturação financeira dos hospitais e o atendimento humanizado da população. É liderança do PDT há mais de 40 anos, e coordenou a bancada da legenda na Assembleia Legislativa na última legislatura. Na eleição de 2018, ficou na 1ª suplência do PDT.
*Colaboração de Vicente Romano e Francis Maia