Você está em:Estrutura Administrativa » Plenário
Plenário
É o órgão deliberativo máximo do Poder Legislativo, absolutamente soberano em suas decisões e composto somente por deputados. No Plenário, realizam-se as Sessões Plenárias, nas quais os deputados se reúnem para discutir e votar os projetos depois de analisados pelas comissões. Após a aprovação, os projetos transformam-se em emendas constitucionais, leis, resoluções, etc. Situa-se no 1º andar da Assembléia Legislativa, e nele são realizados apenas atos pertinentes à atividade parlamentar. Em sua parte central localizam-se as bancadas dos deputados, voltadas para a parte frontal onde se encontra a Mesa, em que têm assento o Presidente, os dois Vice-Presidentes e os quatro Secretários. Ao fundo e nas laterais da sala, em plano mais elevado, situam-se as galerias, de onde as pessoas podem assistir e acompanhar os trabalhos, já que todas as sessões são públicas. É vedada, porém, qualquer manifestação do público durante as sessões.
Gabinete Parlamentar
É o escritório do deputado, localizado dentro das dependências da Assembléia Legislativa. É dotado de toda a infra-estrutura necessária para que o deputado possa receber e atender os eleitores e suas demandas.
Comissões Técnicas
São órgãos técnicos da Casa destinados a elaborar estudos e emitir pareceres. São formadas por deputados que se reúnem para proceder a estudos técnico-legislativos ou especializados sobre as propostas apresentadas. As comissões são compostas por, no máximo, 12 deputados, preservada a representatividade das bancadas partidárias. As comissões analisam e opinam a respeito da validade das propostas para votá-las. As comissões técnicas permanentes tratam de assuntos específicos, examinando o mérito dos projetos, sendo que a Comissão de Constituição e Justiça avalia os aspectos constitucional, legal e jurídico das proposições, enquanto que a Comissão de Finanças e Planejamento procede ao exame do aspecto financeiro das mesmas.
As comissões temporárias são criadas para apreciar determinada matéria ou averiguar fato específico e eventual, e seu prazo de duração é determinado, de acordo com o disposto no Regimento Interno. São comissões temporárias: Comissões Especiais, Comissões Parlamentares de Inquérito e Comissões de Representação Externa.
Existem ainda as Comissões Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais e Mista Permanente de Fiscalização e Controle, ficando ao encargo da primeira apreciar os assuntos pertinentes ao Mercado Comum do Sul e outros países, enquanto que a segunda foi criada para cumprir prerrogativa constitucional exclusiva da Assembléia, em especial a que se refere o art. 53, XIX, da Constituição Estadual e os arts. 70 e 71 da Constituição Estadual. 
Bancadas
As bancadas são constituídas pelos deputados eleitos pelo mesmo partido político em uma legislatura. Cada bancada escolhe um Líder e tantos Vice-Líderes, quantos couberem, na proporção de um Vice-Líder para cada fração de oito deputados da representação correspondente. O Colégio de Líderes é formado pelas lideranças de cada bancada, pelos líderes partidários e o líder do governo que devem decidir, em conjunto, sobre quais projetos formarão a ordem do dia para votação em Plenário. 

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30