alrsLegExibeMateria
BALANÇO 2022
Avaliação diagnóstica dos alunos do Ensino Fundamental e Médio é pauta em destaque
Vicente Romano MTE 4920 - 14:00 - 05/01/2023 - Foto: Celso Bender
Deputados questionaram secretária Raquel Teixeira sobre Novo Ensino Médio

A presença da secretária Raquel Teixeira na Comissão de Educação da Assembleia em três ocasiões durante o primeiro semestre deste ano oportunizou questionamentos dos parlamentares sobre os resultados da avaliação diagnóstica aplicada em alunos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) e do 3º ano do Ensino Médio (EM) da rede pública estadual em março deste ano. Nestes mesmos encontros, a implantação do Novo Esino Fundamental foi contraditada. 

Na reunião realizada no final de junho, Raquel Teixeira expôs os resultados da avaliação diagnóstica aplicada em março para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental e do último ano do Ensino Médio da rede pública de ensino. Ela considerou os resultados da pesquisa lamentáveis.

O levantamento avaliou, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, mais de 624 mil alunos, do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio (EM) de 2.147 escolas estaduais. Conforme a titular da Secretaria Estadual de Educação, os dados obtidos mostraram que, em Língua Portuguesa, 27% dos alunos do 5º ano estão abaixo do básico. Em Matemática, 43% desses estudantes estão abaixo do básico. No 9º ano, o índice é de 80% abaixo do básico e, no 3º ano do Ensino Médio, de 92%. Ainda no 3º ano do EM, os conhecimentos considerados como “adequado” e “avançado” não atingiram 4%. De acordo com Raquel Teixeira, os números mostram que os alunos do 3º ano do EM estão saindo da escola com nível de Matemática de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. “Raciocínios lógico, dedutível e abstrato não existem. Isso é quadro muito assustador”, qualificou. 

Em reunião posterior, a secretária declarou que os caminhos para a recuperação da defasagem de aprendizagem dos alunos passam por aumento da carga horária de Português e Matemática e adoção dos programas "Aprende Mais", "Escolha Certa" e "Bolsa de Permanência".

Ensino Médio
A implantação do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais foi outro tema com debate frequente na Comissão. 

Neste ano a Comissão, reuniu-se em 29 oportunidades e promoveu 13 audiências públicas com os seguintes temas: adoção do ensino Médio, duas vezes; redução da carga horária de disciplinas e a reformulação do Ensino Médio; recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); situação das escolas indígenas no RS; falta de vagas em escolas na Restinga e Extremo Sul de Porto Alegre; implantação do Ensino Médio na escola Maria Cristina Chiká, de Porto Alegre; falta de condições para o retorno às aulas presenciais na Uergs; repasse de recursos constitucionais para universidades comunitárias; implantação das escolas cívico-militares no RS; plano estadual pela primeira infância e fechamento dos cursos de pós-graduação na PUC e Unisinos.  Ao longo do ano, os parlamentares aprovaram 18 projetos de lei de forma conclusiva.

South Summit 2022
No decorrer de 2022, a Comissão criou a Subcomissão de acompanhamento e participação nos preparativos e realização do South Summit 2022.

Balanços
Ao longo do ano, os parlamentares que integram o colegiado puderam fazer um diagnóstico das áreas relacionadas ao órgáo técnico. A secretária de Cultura, Beatriz Araújo, e os secretários de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, e o então secretário de Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, apresentaram os balanços de atividades de suas pastas à Comissão.

Integrantes
O Colegiado é presidido pelo deputado Beto Fantinel (MDB). São integrantes titulares da comissão as deputadas Kelly Moraes (União), Luciana Genro (PSol), Silvana Covatti (PP) e Sofia Cavedon (PT) e os deputados Eduardo Marroni (PT), Fábio Ostermann (NOVO), Gaúcho da Geral (PSD), Issur Koch (PP), Juvir Costella (MDB), Luiz Marenco (PDT) e Neri, o Carteiro (PSDB).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Educação, reunião ordinária híbrida

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30