Você está em Procuradoras
Procuradoras

Procuradora da Mulher

Deputada Franciane Bayer (PSB)


  

Natural de Santa Maria, bacharel em Direito, casada, mãe e cristã, Franciane Bayer foi eleita deputada estadual em 2018, pelo PSB/RS, com 40.317 mil votos. Defende uma política voltada para o desenvolvimento do Estado e a valorização do ser humano. Tem como compromisso trabalhar pelo povo gaúcho, alinhada aos princípios e valores cristãos em defesa da fé, da família e da vida. Em seu primeiro mandato, foi segunda vice-presidente da Assembleia Legislativa em 2020 e, atualmente, é procuradora da Mulher e membro da Mesa Diretora da Casa. Em 2021, foi eleita para integrar a nova diretoria do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), assumindo a Comissão de Mulheres do Bloco.

À frente da Procuradoria, Franciane tem como uma das prioridades intensificar as ações de combate a violência contra as mulheres, buscando o diálogo com os órgãos públicos responsáveis pelas políticas para as mulheres, bem como com a sociedade civil que também desempenha um importante papel no combate violência doméstica. Também pretende fomentar a criação de procuradorias da mulher nas câmaras de vereadores, como forma de ampliar o debate sobre o tema e o apoio às mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade.


Procuradoras Adjuntas

Deputada Fran Somensi  (Republicanos)



Natural de São Jorge do Oeste, Paraná, reside no município de Farroupilha desde janeiro de 2000. Com carreira desenvolvida na área farmacêutica, é formada em Análises Clínicas, pela Universidade Católica de Pelotas e pós-graduada em Farmacologia Aplicada pelo IPCE. Fran é Idealizadora do projeto Farmácia Solidária, implantado em Farroupilha, em 2015, o qual ganhou projeção na mídia nacional e vem servindo de modelo para municípios gaúchos e de outros estados. Em 2016, o projeto recebeu o 1º Prêmio Boas Práticas, na categoria Saúde, pela FAMURS e  Prêmio Gestor Público e, em 2020, virou Lei estadual. Atualmente, trabalha na expansão e implementação de uma grande rede de Farmácias Solidárias no RS. 

Como primeira dama de Farroupilha, Fran também realizou ações voltadas ao meio ambiente, saúde, combate às desigualdades e injustiças sociais de forma continuada, através dos projetos Querer Bem, Costurando Ações, Papel Solidário, Caravana da Cidadania, Roda de Conversa nas Escolas do Município e Varal Solidário.

Deputada Juliana Brizola (PDT)

Gaúcha, natural de Porto Alegre, 45 anos, mãe de dois filhos pequenos (José Inácio e Angelina). Formada em Direito pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, é Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS. Em 2008, pautada pela herança política de seu avô Leonel Brizola, foi eleita vereadora de Porto Alegre. Em 2010, impulsionada pela militância partidária e diante da necessidade de ampliar a luta trabalhista e Brizolista, foi eleita Deputada Estadual pelo PDT. Atualmente, está no seu terceiro mandato como Deputada Estadual e é líder da Bancada do PDT na Assembleia Legislativa.

Herdeira de uma linha de políticos comprometidos com a gestão pública em defesa da maioria da população e com o compromisso de zerar o déficit educacional, Juliana trabalha com estes valores, buscando, por meio do debate, soluções para dar fim às diferenças sociais, para maior segurança dos gaúchos, gerando oportunidades para os desprotegidos e, sobretudo, criando bases para transformar o Rio Grande em um Estado de todos e para todos.


Deputada Patrícia Alba (MDB)

Patrícia Bazotti Alba tem 45 anos, é advogada com atuação em Direito Eleitoral e está no seu primeiro mandato como deputada estadual. Casada com o ex-prefeito de Gravataí Marco Alba (MDB), foi primeira-dama do município entre 2013 e 2020, quando participou ativamente da gestão e, em especial, nos projetos de cidadania e ação social. É mãe do Lorenzo e do Vitor. Desde 2019, é presidente do MDB Mulher no Rio Grande do Sul. Com um trabalho baseado na prospecção de bons quadros e de uma maior representatividade feminina na política, elevou em 20% o número de mulheres emedebistas nas câmaras municipais em 2020 – de 193 para 232. 

Em 2020, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa - foram 33.390 votos no pleito de 2018. Em seu mandato, tem como pilares o compromisso com as políticas públicas em defesa das mulheres e o desenvolvimento econômico, sobretudo em busca de um RS mais empreendedor e eficiente na entrega dos serviços públicos.


Histórico

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30